2856
0
COMPARTILHAR
Inicio 7 Perguntas Sete pergunta...

Sete perguntas a Ana Abreu

Sete perguntas a Ana Abreu

0
2856

ANA Abreu é natural da freguesia de Campo, do concelho da Póvoa de Lanhoso. Cedo veio para Vila Nova de Gaia onde começou a estudar na escola primária da Serra do Pilar. Licenciou-se em Pintura na FBAUP, tendo exercido a docência no ensino secundário até à aposentação. Hoje vive em Gulpilhares, também em Vila Nova de Gaia. Faz suas as palavras de Melanie Klein: a origem do impulso criador está na necessidade de reparação.

Por Paulo Moreira Lopes 

1 – Data de nascimento e naturalidade (freguesia e concelho)

06 de Maio de 1954 – Campo – Póvoa de Lanhoso.

2 – Atual residência (freguesia e concelho)

Gulpilhares – Gaia

3 – Escolas/Universidade que frequentou no distrito do Porto?

Escola Primária da Serra do Pilar; Liceu Rainha St.ª Isabel; Liceu Carolina Michaëlis; Liceu Garcia de Orta; Fac. de Medicina – UP; Fac. Belas Artes – UP e Instituto de Design do Porto – UP,

4 – Habilitações literárias

Licenciatura em Artes Plásticas – Pintura – FBAUP; Pós-Graduação em Design de Produtos e Equipamentos – IDUP e Mestrado em Teoria e Prática do Desenho – FBAUP

5 – Atividade profissional

Aposentada do ensino secundário.

6 – Em que medida o local onde viveu ou vive influenciou ou influencia o seu trabalho por referência a fenómenos geográficos (paisagem, rios, montanha, cidade), culturais (linguagem, sotaque, festividades, religião, história) e económicos (meio rural, industrial ou serviços)

A origem do impulso criador está na necessidade de reparação.

Melanie  Klein

7 – Endereço na web/blogosfera para a podermos seguir

Ana Abreu – Facebook

 §

Território (i)maculado: Apropriação de Lugares Interiores no Espaço Corpus Christi, Gaia

(projecto de Mestrado em Prática e Teoria do Desenho. Porto: FBAUP)

O projecto Território [i]maculado  tem por base as imagens suscitadas e descritas pelo arquivo do Antigo Instituto de Reinserção Social para Raparigas – situado no Convento de CORPUS CHRISTI, em Gaia – e que são contextualizadas sobretudo por um corpo de desenhos, no próprio espaço onde existe o arquivo.

O espaço não foi neutro: durante décadas habitado, foi utilizado como instituição de acolhimento e correcção, tornando evidente que qualquer acção nele realizada transportava a ideia de marca. O acto de marcar torna-se uma variante do macular, a apropriação dos lugares físicos pelas marcas que neles fazemos, através da disseminação de imagens mentais que se foram deixando, que foram sugeridas pelo conhecimento daquele contexto, explorado a partir do seu arquivo.

Parece, pois, que o arquivo não tem um significado concreto e estável, uma vez que o tempo modifica a sua relevância, a interpretação, logo, os seus significados. O arquivo e as suas apropriações revelam-nos que a realidade que ele classifica é sempre uma realidade subjectiva, ideológica e já filtrada.

Por “contexto” entende-se o conjunto de circunstâncias nas quais se insere uma acção. Tecer com é o significado da sua origem etimológica, em latim, contextus.

A noção de tessitura é primordial na abordagem do contexto, como ferramenta explicativa do “pensamento deslocalizado”, reapropriando, articulando, transferindo ou desviando.

Segundo Paul Ardenne (2006), para o artista contextual modificar a vida social, contribuir a sua melhoria, desmascarar convenções, aspectos não vistos ou inibidos, é como falar igual (como todo o cidadão no que respeita à vida pública, num meio democrático) e de outra maneira (utilizando meios de ordem artística, capazes de suscitar uma atenção mais aguda, mais singular do que aquela que permite a linguagem social).

O desenho possibilitou a classificação, apropriação, a interrogação, a interpretação e a reconfiguração da estrutura, das disposições e materiais do arquivo, permitindo, deste modo, analisar, variar, anular, divagar, desarranjar, desviar, seleccionar, avançar, descobrir, montar, excluir, construir, desconstruir, sobrepor e decidir acções que geraram outras relações, com novas significações.

Ana Abreu, Castigo I, 2009 - 3000X2300 MM
Ana Abreu, Castigo I, 2009 – 3000X2300 MM
Ana Abreu, Castigo II , 2009 - 3000X3100 MM
Ana Abreu, Castigo II , 2009 – 3000X3100 MM
Ana Abreu, Castigo III, 2009 - 3000X2300 MM
Ana Abreu, Castigo III, 2009 – 3000X2300 MM

O acto de registar na parede da cela  foi entendido como um acto intencional, de transgressão, desadequado e proibido naquele contexto institucional.

Partilha

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here