1020
0
COMPARTILHAR
Inicio 7 Perguntas Sete pergunta...

Sete perguntas a Inês Lourenço

Sete perguntas a Inês Lourenço

0
1020

INÊS Lourenço é natural de Santo Ildefonso, onde hoje reside. Como se sabe, este é um lugar atravessado pelo Paraíso. Quem sabe se por causa dessa virtude seja muito frequente cruzarmo-nos com Camões ou Antero. Como é ainda do conhecimento geral, ali há Bonjardim e muita Regeneração de ideias. Isto sem esquecer a Dona Laura, senhora distinta, e sua criada Rosa, rapariga lesta. Para não falar da Maria Tobias, uma gata preta e branca: na parte branca, Tobias, e Maria, na preta. Na terra de Inês há coisas sem o engodo de crescer em direção à morte.

Por Paulo Moreira Lopes

1 – Data de nascimento e naturalidade (freguesia e concelho)?

Nasci a 7 de Novembro de 1942, na freguesia de St. Ildefonso, concelho do Porto.

2 – Atual residência (freguesia e concelho)?

Resido na mesma freguesia de St. Ildefonso, concelho do Porto.

3 – Escolas/Universidade que frequentou no distrito do Porto?

Escola Preparatória Clara de Resende, Escola Comercial Filipa de Vilhena, Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

4 – Habilitações literárias?

Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas (Estudos Portugueses).

5 – Atividade profissional?

Escritora.

6 – Em que medida o local onde viveu ou vive influenciou ou influencia o seu trabalho por referência a fenómenos geográficos (paisagem, rios, montanha, cidade), culturais (linguagem, sotaque, festividades, religião, história) e económicos (meio rural, industrial ou serviços)?

No domínio da poesia, a que preferencialmente me tenho dedicado, há nos meus livros, inúmeras referências implícitas ou explícitas à cidade do Porto. Incluem-se nessa categoria topónimos, pontes, praças, cafés, locais simbólicos, personagens, animais e toda uma atmosfera atlântica e nortenha, plena de marcas seculares. Esta cidade tem vincadamente inscrita a passagem do tempo histórico, com as suas sucessivas estéticas e arquitecturas, que permitem diferenciados olhares.

Como se sabe, a cidade do Porto está na origem da nossa nacionalidade. Só essa dimensão é motivadora de influência na escrita ou em qualquer actividade criativa a que se dediquem os seus naturais, dado que a interacção espaço/tempo fornece contínuos motivos de contemplação.

7 – Endereço na web/blogosfera para a podermos seguir?

http://logrosconsentidos.blogspot.pt/
Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here