640
0
COMPARTILHAR
Inicio 7 Perguntas Sete pergunta...

Sete perguntas a Arsénio Mota

Sete perguntas a Arsénio Mota

0
640

ARSÉNIO Mota parece que foi sempre de cá, mas não. Vive no Porto há mais de cinquenta anos, tendo nascido e vivido na freguesia de Bustos, concelho de Oliveira do Bairro, contíguo a Aveiro. É autor literário desde que se conhece. Começou por publicar poesia e, em seguida, ficção, crónica (no «seu» Jornal de Notícias) e estudos diversos. Pensa que, naturalmente, o ambiente físico nos influencia, sendo esse o resultado óbvio da convivência com a natureza.

Por Paulo Moreira Lopes

1 – Data de nascimento e naturalidade (freguesia e concelho)?

Nasci e vivi em Bustos, concelho de Oliveira do Bairro, contíguo a Aveiro, em 25-04-1930. Morei cerca de três anos em Caracas, Venezuela, onde trabalhei em jornal e rádio. Gastei solas viajando pelo mundo.

2 – Atual residência (freguesia e concelho)?

Resido na cidade do Porto, freguesia de Paranhos, há mais de cinquenta anos. Mudei-me para cá em 1953…

3 – Escolas/Universidade que frequentou no distrito do Porto?

Apenas uma, de boa memória.

4 – Habilitações literárias?

Aquelas que todos podem ver/ler.

5 – Atividade profissional?

Sou jornalista reformado, pois tenho 84 anos, e sou autor literário desde que me conheço.

6 – Em que medida o local onde viveu ou vive influenciou ou influencia o seu trabalho artístico/literário/profissional por referência a fenómenos geográficos (paisagem, rios, montanha, cidade), culturais (linguagem, sotaque, festividades, religião, história) e económicos (meio rural, industrial ou serviços)?

Naturalmente, o ambiente do burgo tripeiro marcou diversas páginas que escrevi como cronista do “meu” Jornal de Notícias ou como ficcionista (p. ex., Quase Tudo Nada, e algumas histórias para crianças, além de textos diversos em catálogos de exposições de arte). Julgo que concordo com Orlando Ribeiro, pensando que o ambiente físico nos influencia pois, sem dúvida, fazemos parte da natureza junto com todos os seres vivos. Todavia, não conhecendo o contexto da tese de Orlando Ribeiro, fico por aqui.

7 – Endereço na web/blogosfera para o podermos seguir?

Estou há mais de seis anos em http://arseniomota.blogspot.pt/
Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here