1039
0
COMPARTILHAR
Inicio Obituário Vasco Sá (193...

Vasco Sá (1930-2012)

Vasco Sá (1930-2012)

0
1039

VASCO Sanches da Silva e Sá, Professor jubilado da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e emérito da Universidade do Porto, faleceu no passado dia 2 de abril. Vasco Sá conheceu de perto o crescimento do Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (DEGI), bem como o projeto na área de Desenvolvimento de Metodologias de Autoavaliação, que envolve a FEUP, a U.Porto e o Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior (CIPES). Concebeu e pôs a funcionar uma metodologia de monitorização do ensino, a qual considerava simultaneamente “um instrumento de autoavaliação e um instrumento metrológico”.

Vasco Sá nasceu em S. Martinho de Bougado em 1930. Frequentou os preparatórios de engenharia entre 1949 e 1952, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), e terminou o curso de Engenharia Mecânica, em 1955, na Faculdade de Engenharia da U.Porto. Antes de concluir o doutoramento, em 1976, foi Assistente Extraordinário da FCUP e bolseiro do Instituto de Alta-Cultura.

Professor catedrático da FEUP desde setembro de 1981, foi diretor do Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial de 1974 a 1981 e de 1995 a 2000. Principal animador e estratega desse departamento desde a década de 60, esteve intimamente ligado ao seu desenvolvimento, que passou pela abertura de várias áreas científicas novas.

Figura emblemática da FEUP, defendia que os cursos de engenharia deveriam privilegiar a profundidade e a extensão da formação de base, de forma a dar aos graduados uma grande variedade de trajetórias profissionais.

Vasco Sá foi presidente da Comissão de Avaliação Externa das Licenciaturas em Engenharia Mecânica em 2011 e investigador do Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior (CIPES), desde 2002. Foi coordenador do projeto “Desenvolvimento” de Novas Metodologias de Auto-Avaliação”, nos termos de um protocolo entre a Universidade do Porto, a FEUP e o CIPES.

Agraciado com algumas menções honrosas, no seu currículo constou também a passagem por cargos de direção em alguns dos mais reputados institutos e laboratórios nacionais.
MF/FEUP
9 de abril de 2012

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here