61
0
COMPARTILHAR
Inicio Obituário João Pinto (1...

João Pinto (1930-2020)

João Pinto (1930-2020)

0
61

O “endireita” de Lousada morreu na quarta-feira (02-09-2020), aos 90 anos.

João Pinto, nascido a 26 de abril de 1930, ficou conhecido na região do Vale do Sousa e Baixo Tâmega como o “endireita ossos”.

Tratou milhares de pessoas, entre atletas e pessoas em geral, que padeciam de lesões musculares, entorses, distensões e outras mazelas no esqueleto ósseo. A sua competência ganhou fama além do Vale do Sousa e Baixo Tâmega. Em tempos idos, chegou a colaborar com o departamento médico do F. C. Porto.

A localização do seu consultório na rua do Carvalho, em Silvares, Lousada, era “denunciada” pelo corrupio de “carros de praça” (táxis) que ali iam levar os “empenados” e de lá muitos saíam como se nada tivessem tido, mais direitos que “uma tábua de esquadria”.

O funeral realiza-se esta quinta-feira, pelas 19 horas, na Capela Mortuária de Silvares, onde serão celebradas as cerimónias religiosas. Vai depois a sepultar em jazigo de família no cemitério local.

Por António Orlando in Jornal de Notícias

Será sempre recordado com muito carinho. Tinha uma grande intervenção na sociedade”, é desta forma que Fausto Oliveira, presidente da Junta de Freguesia de Silvares, Pias, Nogueira e Alvarenga, relembra João Pinto, o “endireita” de Lousada que perdeu a vida na passada quarta-feira, dia 2 de setembro.

Tinha 90 anos e era conhecido em toda a região do Tâmega e Sousa por tratar milhares de pessoas, desde atletas até pessoas no geral. “Foi-se afirmando a nível regional, era a ele que recorriam para ver o que se passava”, afirmou o autarca.

Há cerca de um ano deixou de exercer aquela que foi a sua profissão durante grande parte da sua vida, mas as pessoas acabavam por recorrer a ele quando algo não estava bem. “Nesta fase final ia dando vários conselhos”, acrescentou Fausto Oliveira.

O funeral de João Pinto aconteceu esta quinta-feira, dia 3 de setembro na Capela Mortuária de Silvares. A Missa de 7º Dia será celebrada quarta-feira, dia 9 de setembro, pelas 19h00 na Capela do Sr. dos Aflitos.

Por Ana Magalhães in A VERDADE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here