489
0
COMPARTILHAR
Inicio Obituário Miguel Veiga ...

Miguel Veiga (1936-2016)

Miguel Veiga (1936-2016)

0
489

O FUNDADOR do PSD e advogado do Porto, Miguel Veiga, morreu esta segunda-feira (14-11-2016), aos 80 anos, na sua casa na Foz do Porto.

O corpo estará em câmara ardente, ao fim da tarde, no Palacete Balsemão, na Praça Carlos Alberto, no Porto. O funeral do advogado e fundador do PSD realiza-se às 15 horas de terça-feira, no cemitério de Agramonte.

A Câmara do Porto decretou três dias de luto municipal. “Distinguido em 2015 pelo presidente da Câmara do Porto com a Medalha de Honra da Cidade, a mais alta distinção municipal, Miguel Veiga era uma personalidade incontornável na advocacia e na política em Portugal. Foi um dos apoiantes de primeira hora da candidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto. A autarquia decretou três dias de luto municipal, a partir de hoje [segunda-feira]”, divulga o município, na sua página da internet.

Miguel Veiga nasceu no Porto a 30 de junho de 1936. Licenciado pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra em 1959, Miguel Veiga, para além de advogado, granjeou uma grande notoriedade política.

Em 1974, com Francisco Sá Carneiro e Pinto Balsemão foi um dos fundadores do Partido Popular Democrático, hoje Partido Social Democrata (PSD), tendo ocupado o cargo de vice-presidente e de membro das suas primeiras Comissões Políticas e Conselhos Nacionais. Miguel Veiga foi também deputado à Assembleia Constituinte.

Membro do júri do Prémio Pessoa e agraciado com a Ordem da Liberdade (Grande Oficial), Miguel Luís Kolback da Veiga foi um dos grandes dinamizadores das candidaturas de Rui Rio e de Rui Moreira para a Câmara do Porto.

Em julho de 2015 foi distinguido com a medalha de honra da cidade do Porto, que lhe foi entregue por Rui Moreira, que está a desenvolver contactos com as forças políticas para que seja decretado luto municipal.

Publicado in Jornal de Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here