608
0
COMPARTILHAR
Sete pergunta...

Sete perguntas a Rui Sousa

Sete perguntas a Rui Sousa

0
608

O RUI Sousa instalou-se em Santo Ildefonso. Natural de Valongo, veio estudar Belas Artes para a grande cidade e aí ficou a viver paredes meias com a faculdade. Está numas das zonas mais típicas do Porto, com uma identidade muito própria e forte, principalmente na zona das Fontainhas. Aquele lugar e as suas gentes influenciam de certa forma o seu trabalho. É só tirar a prova ao artista!

Por Paulo Moreira Lopes

1 – Data de nascimento e naturalidade (freguesia e concelho)?

6 de Novembro de 1980 e natural  do concelho de Valongo.

2 – Atual residência (freguesia e concelho)?

Freguesia de Santo Ildefonso, Porto.

3 – Escolas/Universidade que frequentou no distrito do Porto?

Faculdade de Belas Artes do Porto.

4 – Formação académica?

Licenciatura em Artes Plásticas / Escultura.

5 – Atividade profissional?

Artista Plástico.

6 – Em que medida o local onde viveu ou vive influenciou ou influencia o seu trabalho por referência a fenómenos geográficos (paisagem, rios, montanha, cidade), culturais (linguagem, sotaque, festividades, religião, história) e económicos (meio rural, industrial ou serviços)?

De certa forma a influência é significativa! A Zona em particular onde vivo atualmente de certa forma influência o meu trabalho. Embora trabalhe noutra zona do Porto. Sendo eu artista plástico, vivo junto à faculdade de belas artes. O que é optimo, pois sempre foi uma zona ligada particularmente às artes e à cultura, embora não seja propriamente na prática isso que aconteça. É também uma zona muito interessante em termos geográficos, pois fica junto ao rio e a duas das pontes que o atravessam. Em termos culturais ou de vida social é relativamente pobre. Infelizmente é um problema que o Porto ainda tem, é a concentração dos eventos culturais e locais de animação concentrados em duas ou três zonas. A zona da freguesia de Santo Ildefonso não é propriamente muito ativa nesse aspeto. Quanto a cultura temos a faculdade e alguns museus e galerias de interesse, mas em animação muito pouco. Em compensação, é das zonas mais típicas do Porto, onde existe ainda uma identidade muito própria e forte, principalmente na zona das Fontainhas.

7 – Endereço na web/blogosfera para o podermos seguir?

www.ruisousaartworks.com

DEIXE UMA RESPOSTA