663
0
COMPARTILHAR
Inicio 7 Perguntas Sete pergunta...

Sete perguntas a Domingos da Mota

Sete perguntas a Domingos da Mota

0
663

DOMINGOS da Mota, concebido perto do Tâmega, nasceu nas margens do Vouga, mas as circunstâncias da vida arrastaram-no até às extremidades marinhas do Douro. De lá até cá (uma vida entre margens), andarilhou por muitos caminhos, atravessou pontes, fronteiras, países e alguns mares, chegando a viver ao rés do nada. Quando o murmúrio dos dias foi ensurdecedor, refugiou-se numa cascata de silêncio. Para resistir ao frio, foi sobre o fogo maduro que estendeu as mãos. E se teve momentos mais vazios (todos os temos), preencheu-os com o brilho do oiro da noite. Hoje, na espessura do tempo, vê e preocupa-se com a fauna de morcegos & olhimancos que lhe vão moendo a paciência.

Por Paulo Moreira Lopes

1 – Data de nascimento e naturalidade (freguesia e concelho)?

15/12/1946, em Cedrim, Sever do Vouga.

2 – Atual residência (freguesia e concelho)?

Santa Marinha, Vila Nova de Gaia.

3 – Escolas/Universidade que frequentou no distrito do Porto

Colégio do Barão de Nova Sintra e Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

4 – Habilitações Literárias

Licenciatura em Filosofia.

5 – Atividade profissional

Reformado.

6 – Em que medida o local onde viveu ou vive influenciou ou influencia o seu trabalho artístico/literário/profissional por referência a fenómenos geográficos (paisagens, rios, montanhas, cidade), culturais (linguagem, sotaque, festividades, religião, história) e económicos (meio rural, industrial, serviços)?

O carácter e o espírito do lugar (ou melhor, dos muitos lugares por onde passei), e onde resido, têm deixado as suas marcas, sinais, cicatrizes mais ou menos explícitas na minha obra poética (se é que um poeta bissexto, como eu, pode apodar de obra ao, até agora, único livro de poemas que publicou, Bolsa de Valores e Outros Poemas, mesmo que lhe some a contribuição em algumas revistas, jornais e, sobretudo, em diversos sítios da internet).

7 – Endereços na web/blogosfera para o podermos seguir?

http://domingosmota.blogspot.com

http://morcegoseolhimancos.blogspot.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here