792
0
COMPARTILHAR
Inicio Obituário Oliveira e Ca...

Oliveira e Castro (1950-2011)

Oliveira e Castro (1950-2011)

0
792

O JORNALISTA Oliveira e Castro, antigo director adjunto do Diário de Notícias e chefe de redacção do Jornal de Notícias, morreu no dia 2 de Junho na sequência de um transplante renal.

Oliveira e Castro, 61 anos, natural e residente em Gaia, começou a carreira no diário O Comércio do Porto, em 1969, tendo passado depois pelos jornais JN, O Jogo e DN, onde foi director adjunto quando o jornal era dirigido por Fernando Lima.

Segundo Manuel Queiroz, seu amigo e antigo colega no JN, Oliveira e Castro deixou de exercer jornalismo há cerca de quatro anos, quando passou à pré-reforma no JN, por se encontrar doente com problemas renais.

O jornalista foi internado quarta-feira num hospital do Porto para fazer um transplante de rim, mas acabou por falecer hoje de madrugada na fase pós-operatória.

Manuel Queiroz referiu que Oliveira e Castro foi colaborador de desporto e depois jornalista no Comércio do Porto, antes de transitar, em 1979, para o JN.

Oliveira e Castro estudou Medicina na Universidade do Porto, curso que não chegou a completar, e esteve na tropa no início dos anos 1970.

Natural da freguesia de Canidelo, “chegou a ter um jornal local no início dos anos 80”, referiu o director do i, acrescentando que a Câmara de Gaia atribuiu em 2010 a Oliveira e Castro a Medalha de Mérito Profissional Grau Prata.

“Foi fundador e primeiro chefe de redacção de O Jogo, entre 1985 e 88/89, e comentador da RTP no final dos anos 80 e início de 90”, referiu.

in http://www.publico.pt/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here