881
0
COMPARTILHAR
Inicio Obituário Manuel de Oli...

Manuel de Oliveira Marques (1950-2014)

Manuel de Oliveira Marques (1950-2014)

0
881

MANUEL Oliveira Marques morreu, este domingo, vítima de cancro, aos 63 anos. Gestor reputado e de reconhecida frontalidade, começou a trabalhar aos 15 anos e foram os colegas que o estimularam a concluir os estudos. O gestor reputado e de reconhecida frontalidade, que liderou os destinos da Metro nos anos em que as obras de construção da rede avançaram com maior fulgor, nasceu no seio de uma família humilde e começou a trabalhar com 15 anos no grupo Salvador Caetano. Os responsáveis da empresa e os colegas de trabalho estimularam-no a concluir os estudos.

Licenciou-se na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, onde era docente desde fevereiro de 1975. Atualmente mantinha-se como professor associado naquela faculdade.

A ligação à Universidade do Porto nunca se quebrou, embora tenha sido gestor de várias empresas. Essa vasta experiência levou o Governo a convidar Oliveira Marques, então presidente da administração da STCP, a assumir a liderança da Metro. Um projeto que, até então, era visto como uma anedota em Lisboa.

O gestor conduziu a operadora estatal entre julho de 2000 e março de 2008 enquanto presidente da Comissão Executiva. Acabaria por demitir-se após críticas do ex-ministro das Obras Públicas, Mário Lino, à gestão da transportadora.

Publicado in JN

Ver página de Manuel de Oliveira Marques

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here