1318
0
COMPARTILHAR
Inicio Obituário João Marques ...

João Marques (1929-2015)

João Marques (1929-2015)

0
1318

AOS 86 anos, e no início da manhã desta sexta-feira, morreu o padre João Marques, natural da Póvoa de Varzim. As cerimónias fúnebres realizam-se, no sábado com uma missa na Igreja da Misericórdia às 10h, que terá a presença do Arcebispo D. Jorge Ortiga, estando o funeral marcado para domingo às 11h. O historiador e investigador teve a sua última intervenção pública no passado dia 25 de fevereiro, durante as Correntes d’Escritas por ocasião da apresentação da Obra Completa do Pde. António Vieira.

Na altura, João Francisco Marques centrou-se nos sermões que fazem parte da obra, que ocupam 15 volumes, e que António Vieira considerava serem “pobres choupanas” da sua escrita. João Marques considerou “isto contraditório, afinal, António Vieira ficou conhecido pelos 220 sermões que deixou (muitos outros se perderam).

João Marques, que exerceu o cargo de diretor do Museu da Póvoa de Varzim entre 1976 e 1985, editou vários livros sobre a sua cidade e concelho, tendo colaborado com o Boletim Cultural.

O sacerdote foi distinguido pela autarquia da Póvoa de Varzim com a Medalha de Prata de Reconhecimento Poveiro, em junho de 1995.

João Marques foi eleito vereador em 1976, mas não chegou a ocupar o lugar, porque optou pela docência universitária. Em 1999 foi reconhecido pelo então Presidente da República, Jorge Sampaio, pelo seu estatuto de homem de cultura singular.

Por este momento de luto na Póvoa de Varzim, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim decretou três dias de luto.

Publicado in Mais Semanário

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here