2227
0
COMPARTILHAR
Inicio 7 Perguntas Sete pergunta...

Sete perguntas a Patrícia Pedro Afonso

Sete perguntas a Patrícia Pedro Afonso

0
2227

PATRÍCIA Pedro Afonso é atriz e artista plástica. Atualmente vive no Porto, mas já residiu em Rio Maior, Lisboa, Coimbra, nasceu em Santarém na freguesia de Marvila. Conta que já mudou de casa dezassete vezes (não consegue eternizar-se no mesmo lugar). Com uma história de vida assim, nómada, deve ter uma relação especial com o espaço. O que confirma quando diz que toda a sua criação vem de um sentimento e de um modo de estar no mundo, que abrange o local, as pessoas e as pedras que formam a sua casa. No fundo, o que produz é o acumular de instantes que se materializam numa obra de arte.

Por Paulo Moreira Lopes

1 – Data de nascimento e naturalidade (freguesia e concelho)?

Nasci a 07 de outubro de 1977 em Santarém, mesmo no centro da cidade, em Marvila, na maternidade de então, que agora que é um estabelecimento de ensino superior.

2 – Atual residência (freguesia e concelho)?

Atualmente vivo no Porto. Mas já vivi em Rio Maior, Lisboa e Coimbra, tendo mudado 17 vezes de casa. Talvez porque a minha família é de nómadas, e não conseguimos eternizar-nos no mesmo lugar.

3 – Escolas/Universidade que frequentou no distrito do Porto?

Em termos de ensino oficial, concluí a formação artística do Balleteatro.

4 – Habilitações literárias?

Tenho o curso de teatro.

5 – Atividade profissional?

Trabalhei primeiro como atriz e clown, mas cada vez menos, e fui entrando cada vez mais nas artes plásticas, a trabalhar em pintura, ilustração, figurinos e a fazer também artesanato urbano.

6 – Em que medida o local onde viveu ou vive influenciou ou influencia o seu trabalho por referência a fenómenos geográficos (paisagem, rios, montanha, cidade), culturais (linguagem, sotaque, festividades, religião, história) e económicos (meio rural, industrial ou serviços)?

Acho que tudo influencia – o ar que se respira, a casa onde habitamos. Tudo o que vivo determina tudo o que faço. Toda a minha criação artística vem de um sentimento e de um estar no mundo. E esse sentimento abrange o local, as pessoas, as pedras que formam a minha casa, os caminhos que percorro, as pessoas que visito e os sons que oiço à minha volta a cada instante. No fundo, cada criação minha é a fixação disso tudo, de um acumular de instantes que ganha corpo num todo material.

7 – Endereço na web/blogosfera para a podermos seguir?

O meu trabalho plástico vai sendo fixado no mundo digital em:

https://www.facebook.com/Work.patriciapedroafonso

Também faço bonecas que vou registando em:

https://www.facebook.com/Alfazemas.patriciapedroafonso

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here