COMPARTILHAR
Inicio 7 Perguntas Sete pergunta...

Sete perguntas a Nuno Higino

Sete perguntas a Nuno Higino

0
2241

NUNO Higino nasceu em Sendim, no concelho de Felgueiras. Até chegar a Lavra, em Matosinhos, onde atualmente reside, passou por Ermesinde (concelho de Valongo), pelo Porto e por Marco de Canavezes, entre outros tantos locais, incluindo Madrid. Dizemos que passou por aquelas terras, pois segundo nos confidencia continuou e continua a viver dentro duma aldeia que tem dentro de si. Dito de outro modo e usando termos de outro poeta: está onde é. Daí que seja melhor reformular a introdução afirmando: nasceu e vive em Sendim.

Por Paulo Moreira Lopes e fotografia de Augusto Baptista

1 – Data de nascimento e naturalidade (freguesia e concelho)?

16 de Julho de 1960. Em Sendim, Felgueiras.

2 – Atual residência (freguesia e concelho)?

Lavra, Matosinhos.

3 – Escolas/Universidade que frequentou no distrito do Porto?

Escola Primária do Calvário (Sendim), Seminário Menor do Bom Pastor (Ermesinde), Liceu Rodrigues de Freitas, ICHT (Instituto de Ciências Humanas e Teológicas – Porto), Universidade Católica.

4 – Habilitações literárias?

Doutoramento.

5 – Atividade profissional?

Professor, editor, empresário, biscateiro…

6 – Em que medida o local onde viveu ou vive influenciou ou influencia o seu trabalho por referência a fenómenos geográficos (paisagem, rios, montanha, cidade), culturais (linguagem, sotaque, festividades, religião, história) e económicos (meio rural, industrial ou serviços)?

Obviamente que influenciou e influencia. Primeiro a carga de ruralidade trazida da aldeia, com a linguagem a religiosidade, a ida para o Seminário. Continuo a viver dentro duma aldeia que tenho dentro de mim.

7 – Endereço na web/blogosfera para o podermos seguir?

Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here