226
0
COMPARTILHAR
Inicio Do outro mundo Porto visto p...

Porto visto por Janys Oliveira

Porto visto por Janys Oliveira

0
226

JANYS Oliveira nasceu em Iguatu, estado do Ceará, Brasil. Entretanto foi viver para Fortaleza, capital do mesmo estado. Dedica-se à arte postal e contemporânea, o que vem na sequência da convivência familiar com o mundo artístico. Está convencida que o Porto terá algumas semelhanças com Fortaleza, o que só poderá confirmar in loco. Da nossa parte, quando visitar Portugal será bem vinda.

Por Paulo Moreira Lopes

1 – Data de nascimento e naturalidade?

Nasci em Iguatu, estado do Ceará, Brasil, em 15 de Dezembro.

2 – Atual residência?

Moro na capital do estado Ceará, em Fortaleza.

3 – Em que outros locais viveu de modo permanente?

Fortaleza, Ceará.

4 – Formação académica?

Bacharela em Filosofia e Licenciada em Artes Visuais.

5 – Atividade profissional?

Artista postal e contemporânea.

6 – Em que medida o local onde nasceu e viveu ou vive, influenciou ou influencia a sua vida artística?

Venho de uma família que as artes era presente. Na minha infância, passava férias com tios e avós e lá convivi com música, dança, teatro e artesanato. Era um ambiente muito festivo que favoreceu ao meu lado artístico. Meu avô adorava dança e música, minha avó trabalhava com bordado, croché e costura. Tive um tio que se vestia de palhaço para interagir com os sobrinhos e outro tocava flauta. O interessante que na rua dos meus avós, tinha uns vizinhos que divertia as crianças com teatro de rua. No entanto, foi uma ótima experiência lúdica e artística que eu convivi até aos 12 anos. Na casa de meus pais, o clima foi parecido com música, desenho e pintura. Meus irmãos e eu brincávamos de sermos artistas e demais profissões, inclusive minha mãe conta que quando tínhamos entre 3 e 5 anos pegamos os seus batons e desenhamos muito a parede de seu quarto. Tive uma infância feliz e divertida pois a ludicidade estava muito presente.

7 – Quando pensa na cidade do Porto lembra-se imediatamente de quê?

Eu penso de como essa cidade pode ter semelhanças com a minha cidade, Fortaleza. Afinal, a história do Brasil e do Nordeste brasileiro começa com a história de Portugal. Penso na gastronomia, no fato de receber as pessoas do mundo inteiro, na música e no artesanato local.

8 – Já visitou o Porto? Em caso afirmativo, por que motivo e qual a ideia com que ficou da cidade e da região?

Não. Porém gostaria de conhecer para concretizar de fato se há semelhanças com minha cidade e trocar experiências culturais sociais e artísticas.

9 – Endereço na web/blogosfera para o podermos seguir?

Instagram: @janysoliveiraoficial
Facebook: https://www.facebook.com/janysoliveirabr
Twitter: @janysoficial

O meu rio  por Janys Oliveira para a II Convocatória de Arte Postal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here