1143
0
COMPARTILHAR
Inicio Do Porto Graça Martins...

Graça Martins – do outro lado da pintura

Graça Martins – do outro lado da pintura

0
1143

O CONCEITO da exposição DO OUTRO LADO DA PINTURA revela o que sempre existiu em paralelo com o acto de pintar: a motivação originada pela fotografia dos modelos/amigos das artistas plásticas e a palavra escrita, a poesia da pintora e poeta Isabel de Sá. Nesta dualidade a pintura aconteceu ao longo de 40 anos.

Os trabalhos expostos apresentam fotografias inéditas dos modelos dos quadros de Graça Martins e a última fase da pintura de Isabel de Sá em que os Livros de Artistas estão incorporados nas suas telas.

GRAÇA MARTINS

Licenciatura em Artes Gráficas/Design pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Curso de Modelista/Estilista na Escola Ars Utória de Milão.

Realiza exposições individuais e colectivas desde 1977. Iniciou o seu percurso artístico com a pintora Isabel de Sá nas Galerias Alvarez e Galeria Dois, no Porto, ambas do Galerista e pintor Jaime Isidoro. Ao longo da sua carreira realizou mais de 20 exposições individuais e mais de 30 exposições colectivas, tanto em Portugal como no estrangeiro.

Pintora neo-figurativa, obteve em 1990 o 1ºPrémio de Desenho a nível Nacional – Bicentenário da Invenção do Lápis, patrocinado pela Viarco e organizado pela Árvore  e Duas menções Honrosas a Pintura – Prémio Vespeira, cidade de Montijo, em 2002.

Desde 1979 colabora com poetas, escritores e editoras, realizando capas e ilustrações de livros. Desde 1978 que realiza retratos de escritores,  poetas, pianistas e artistas plásticos. Retratos de Isabel de Sá, Eugénio de Andrade, Eduarda Chiote, Sapho, Miguel Serras Pereira, Virginia Woolf, Mário Cláudio, Fernando Pessoa, Arthur Rimbaud, Florbela Espanca, Mário de Sá-Carneiro, Inês Lourenço, João Borges, Valter Hugo Mãe, Sofia Lourenço, José Rodrigues.

Em 2013 foi a artista convidada para a construção de imagem do espectáculo de Poesia “O transgressor discurso do desejo” de Maria Teresa Horta, inserido no projecto Quintas de Leitura no Teatro do Campo Alegre, Porto.

2016 Design do livro “José Rodrigues – Esculturas na cidade do Porto”, em conjunto com Tami Itabashi e textos de Laura Castro, Maria Bochicchio e Maria Leonor Barbosa Soares.

Representada no Acervo de Serralves , na Fundação Escultor José Rodrigues e em várias colecções particulares e institucionais, em Portugal e no Estrangeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here