1141
0
COMPARTILHAR
Inicio Do Porto Galinhola (Sc...

Galinhola (Scolopax rusticola) avistada no Estuário do Douro

Galinhola (Scolopax rusticola) avistada no Estuário do Douro

0
1141

COM a presença, ontem, da Galinhola (Scolopax rusticola) na Reserva Natural Local do Estuário do Douro (RNLED) esta área protegida do Município de Vila Nova de Gaia atinge as 200 espécies de aves registadas.

Não se trata de uma espécie qualquer mas sim uma das aves mais difíceis de detectar e pouco conhecida.

É uma ave da família das narcejas, mas com uma envergadura que a aproxima mais da perdiz.

A sua plumagem, em tons castanhos‐arruivados, serve‐lhe de camuflagem perfeita.

É uma espécie invernante em Portugal continental, chegando os primeiros indivíduos em final de Outubro.

Com a criação de condições para as aves migratórias utilizarem o espaço do Estuário do Douro, a melhoria do habitat e uma menor perturbação, ao contrário do que acontecia antes da existência da Reserva, está a ser possível o retornar a episódios de vida selvagem que terão sido frequentes no passado.

Em pleno século XXI estamos a devolver a biodiversidade original ao Estuário do Douro.

Em fins de 2008 o total de espécies registadas para a RNLED não ultrapassava as 160; em três anos houve um incremento de 25%. Neste momento a RNLED apresenta‐se como o espaço do Concelho de Gaia com mais espécies de aves registadas e com 50% das espécies de aves de Portugal continental (são pouquíssimos os locais do país em que isso acontece, ou pelo menos é conhecido esse facto).

Significa que a RNLED está colocada entre as zonas do país mais importantes em termos de ocorrência de variedade de espécies de aves, tornando‐se num local de referência a nível nacional para ser visitado por quem quiser observar ou fotografar aves selvagens e ter num espaço reduzido a possibilidade de encontrar um leque de espécies abrangente representativas do país.

Publicado in http://www.parquebiologico.pt/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here