1022
0
COMPARTILHAR
Inicio Do Porto A. Magalhães,...

A. Magalhães, 90 anos

A. Magalhães, 90 anos

0
1022

“NASCI à beira dum rio” é o primeiro livro lançado por um poeta muito especial. A. Magalhães, como é conhecido, tem 90 anos e concretizou agora o sonho de ver uma obra publicada. António Magalhães é poeta, escritor e cronista. Nasceu em 1921, numa pequena aldeia dos arredores de Amarante, e desde cedo começou a colaborar em vários jornais regionais. Atualmente, mantém uma coluna no Jornal de Amarante.

Com 90 anos decide lançar o seu primeiro livro, mostrando que todas as resoluções são possíveis. “Nasci à beira dum rio” viaja ao longo de 50 anos de vida em 108 páginas e 45 poemas cheios de emoções fortes e capazes de mexer com a sensibilidade de cada um.

Solteiro e sem descendentes, para o poeta “o livro é como se fosse um filho”, já que encontrou na escrita a sua paixão. Se pudesse recuar no tempo, António Magalhães diz que tinha lançado o livro mais cedo, para que este lhe tivesse aberto outros horizontes.

Agora, não se considera “nem feliz, nem infeliz” – e muito menos poeta: “Não sei se sou. Sou sempre alguma coisa não é? Tenho emoção, sensibilidade, alguma coisa sou…”. Poeta ou não, A. Magalhães garante: “Quando não puder escrever morro, isso é fatal”.

No início deste mês, lançou ainda outro livro, apenas com contos de Natal.

Por Fátima Pinheiro in http://jpn.c2com.up.pt/

BIOGRAFIA

Nasceu em Vila Caiz, em 15 de setembro de 1921.

Com 12 anos começa a trabalhar no campo, onde conhece a vida dura de jornaleiro. E se a pena é irmã da enxada, como diz o Poeta, foi-o bem realmente neste autor, pois desde muito novo que estes dois instrumentos de trabalho andaram alternadamente nas suas mãos.

Mais tarde começou a trabalhar como empregado de escritório.

Tem vasta colaboração, em prosa e verso, dispersa por vários jornais, nomeadamente «Flor do Tâmega», «Gazeta do Sul», «Jornal da Lixa», «República» e «O Jornal de Amarante», neste ultimo tem colaborado desde o seu aparecimento.

Cultiva, de preferência, o conto, a crónica e o artigo de crítica social ou política.

Fez parte da coletânea de “Poetas Amarantinos Anos 80” onde publicou 5 poemas.

Em setembro de 2012 publicou o seu primeiro livro Nasci à Beira dum Rio (Poesia).

Foi membro da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Amarante, no período de 1974 -1975, exercendo funções como vereador do pelouro da cultura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here