676
0
COMPARTILHAR
Inicio Do Porto 50 ANOS DO NA...

50 ANOS DO NASCIMENTO DO POETA DANIEL FARIA

50 ANOS DO NASCIMENTO DO POETA DANIEL FARIA

0
676

ASSINALA-SE este ano de 2021, concretamente no dia 10 de abril, o cinquentenário do nascimento de Daniel Faria, considerado um “Poeta Maior da Língua Portuguesa” e um dos grandes poetas místicos portugueses do século XX, senão o maior. Nasceu em Baltar, Paredes, e aí aprendeu as primeiras letras e fez os seus estudos básicos, tendo frequentado escolas que hoje integram o Agrupamento. Em 2005, deu o seu nome à Escola Secundária e, em 2012, foi adotado como patrono do Agrupamento, então recém-criado.

A obra poética de Daniel Faria é reveladora de grande densidade. É, espiritual e humanamente, profunda. Trata-se de uma poesia em que o sagrado se aproxima do humano e nele se manifesta. É uma poesia cujos versos “põem o mistério a ressoar em redor de nós”, como disse Sophia de Mello Breyner. Estes versos brotam de uma escuta silenciosa e emergem da forma como Daniel Faria vê o mundo, com o seu olhar místico, vertendo no signo linguístico um profundo sentido metafísico.

Para comemorar o quinquagésimo aniversário do nascimento de Daniel Faria, o Agrupamento, com a coordenação de um grupo de Professores, tenciona desenvolver um conjunto de atividades. Porém, estas atividades estão condicionadas pelo contexto de pandemia que se vive e a sua concretização, em qualquer modalidade, dependerá do evoluir da situação. Independentemente da realização ou não realização de quaisquer atividades, Daniel Faria, com a sua escrita poética, continua vivo e assim permanecerá. É “A verde bondade de permanecer” (1)

Professor Manuel Lopes

(1) 4.º verso do último poema da Parte III – DAS MANHÃS – “Explicação das Árvores e de outros Animais”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here