795
0
COMPARTILHAR
Inicio 7 Perguntas Sete pergunta...

Sete perguntas a Paulo José Borges

Sete perguntas a Paulo José Borges

0
795

PAULO José Borges nasceu na freguesia da Sé e viveu quase 30 anos na do Bonfim, no Porto, até se transferir para a freguesia de Santa Marinha, em Vila Nova de Gaia. É professor de português e já escreveu o seu primeiro livro de poemas. Diz que é da cidade tipo bairro, quase ilha, onde os sotaques são muito carregados e pontuados por expletivos (redundâncias) tipicamente portuenses. Lembra-se de gostar da chuva, muita chuva, a escorrer pelos vidros da sala (será um dos versos do primeiro livro de poemas?).

Por Paulo Moreira Lopes

1 – Data de nascimento e naturalidade (freguesia e concelho)?

30 de maio de 1969, freguesia da Sé, Porto.

2 – Atual residência (freguesia e concelho)?

Santa Marinha, Vila Nova de Gaia.

3 – Escolas/Universidade que frequentou no distrito do Porto?

Escola Primária da Praça da Alegria, Ciclo Preparatório Augusto César Pires de Lima, Escola Secundária Carlos Cal Brandão e Escola Secundária Alexandre Herculano. Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Universidade Fernando Pessoa.

4 – Formação académica?

Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas e Mestrado em Literatura Portuguesa.

5 – Atividade profissional?

Professor de Português do 3.º ciclo e Secundário.

6 – Em que medida o local onde viveu ou vive influenciou ou influencia o seu trabalho por referência a fenómenos geográficos (paisagem, rios, montanha, cidade), culturais (linguagem, sotaque, festividades, religião, história) e económicos (meio rural, industrial ou serviços)?[1]

Vivi quase 30 anos numa rua popular da freguesia do Bonfim. Nessa rua os sotaques são muito carregados e pontuados por expletivos tipicamente portuenses.

Sou da cidade tipo bairro, quase ilha. Ao fundo da rua via os comboios, o rio e o fogo de S. João. E logo ao lado muitas Fontainhas vivi eu, com mares de gente de braço dado noite fora até ao nascer do dia.

Lembro-me de gostar da chuva, muita chuva, a escorrer pelos vidros da sala.

7 – Endereço na web/blogosfera para o podermos seguir?

adikadasemana.blogspot.pt
Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here