1058
0
COMPARTILHAR
Inicio 7 Perguntas Sete pergunta...

Sete perguntas a José Alberto Mar

Sete perguntas a José Alberto Mar

0
1058

JOSÉ Alberto Mar nasceu em Mucussuege, Angola. Quando tinha sete anos de idade deu-se a vinda para Portugal onde passou a viver no Alto Douro/Trás-os Montes. A opção pelas Belas Artes encaminhou-o para o Porto, aqui permanecendo até aos dias de hoje. É poeta e artista plástico. O facto de ter nascido e vivido num local cercado pela selva, os indígenas e sons do batuque; depois a vivência num ambiente rural e, posteriormente, num meio urbano fizeram dele o autor que é e o que cria. São mundos que entraram em si e em si se transmutaram.

Por Paulo Moreira Lopes

1 – Data de nascimento e naturalidade (freguesia e concelho)?

13 de Maio de 1955, em Mucussuege, Angola.

2 – Atual residência (freguesia e concelho)?

V. N. de Gaia e Gondomar. Porto.

3 – Escolas/Universidade que frequentou no distrito do Porto?

F.B.A.U.P. (Faculdade de Belas Artes da Faculdade do Porto);
U.F.P. (Universidade Fernando Pessoa-Porto)

4 – Habilitações literárias?

Licenciatura em Artes Plásticas;
Frequência em Mestrado de Literatura Comparada, 1º ano, na U.F.P. (Universidade Fernando Pessoa-Porto)

5 – Atividade profissional?

Artista-Visual/Pintor e Poeta.
(Docente no ensino público. Aposentou-se antecipadamente para exercer os ofícios artísticos, em exclusividade)

6 – Em que medida o local onde viveu ou vive influenciou ou influencia o seu trabalho por referência a fenómenos geográficos (paisagem, rios, montanha, cidade), culturais (linguagem, sotaque, festividades, religião, história) e económicos (meio rural, industrial ou serviços)?

Sei que nada sei e mesmo acerca disso tenho dúvidas. Uma resposta considerando o ser humano e o meio ambiente como uma só entidade, sem o primado dicotómico, exigiria um discurso demasiado longo para a actual circunstância. As recentes descobertas científicas no âmbito da Física Quântica considerando a consciência como precípium ad aeternum vivo, uno e mutável, apontam no sentido do surgimento de um novo paradigma.

Porém com efeito, adoptando uma resposta mais explícita, o facto de ter nascido e vivido sete anos em Angola num local cercado pela selva, os indígenas e sons do batuque; depois a vinda para Portugal, onde vivi mais uns anos num ambiente rural do Alto Douro/Trás-os-Montes, e posteriormente a vinda para o Porto com a motivação de frequentar as “Belas Artes” onde concluí a Licenciatura em Artes Plásticas, todos estes mundos entraram em mim e em mim se transmutaram.

Sou um habitante do Porto há cerca de quarenta anos, sei de cor as pontes, as margens do rio Douro, os estendais da Afurada, os ritmos do mar lá ao fundo, o calor humano dos seus habitantes e dos amigos, conheci a Ribeira e as suas gentes muito antes de ser um local turístico e todas as paisagens exteriores e interiores que vivo por aqui também fizeram de mim o que sou e o que crio.

7 – Endereço na web/blogosfera para o podermos seguir?

– Site de Artes: http://josalbertomar7.wix.com/wwwwixcom
– Blogue: EU CÁ VOO CAMINHANDO: http://eucvoocaminhando.blogspot.pt/
– f.b. : https://www.facebook.com/jose.a.mar3

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here