1890
1
COMPARTILHAR
Inicio 7 Perguntas Sete pergunta...

Sete perguntas a Fernanda Santos

Sete perguntas a Fernanda Santos

1
1890

FERNANDA Santos é artista plástica e professora de educação artística. Nasceu em Mafamude, vivendo atualmente na freguesia vizinha de Santa Marinha, em Vila Nova de Gaia. Como artista e sobretudo como professora de educação artística, procura tornar possível a vivência de experiências pedagógicas através dos diálogos estabelecidos com a arte e a comunidade na sua plenitude. Considera que a atividade artística converte-se num meio para estabelecer um diálogo enriquecedor com o ambiente físico e social do indivíduo, desenvolvendo capacidades criativas, contribuindo para adquirir uma atitude estética em direção ao meio. Palavra de professora!

Por Paulo Moreira Lopes

1 – Data de nascimento e naturalidade (freguesia e concelho)?

28 /12 /69 Mafamude, Vila Nova de Gaia

2 – Atual residência (freguesia e concelho)?

Santa Marinha. Vila Nova de Gaia

3 – Escolas/Universidade que frequentou no distrito do Porto?

Colégio dos Carvalhos

4 – Habilitações literárias?

Mestrado em Educação Artística (Faculdade de Belas Artes de Lisboa)

5 – Atividade profissional?

Artista Plástica e Professora de Educação Artística

6 – Em que medida o local onde viveu ou vive influenciou ou influencia o seu trabalho por referência a fenómenos geográficos (paisagem, rios, montanha, cidade), culturais (linguagem, sotaque, festividades, religião, história) e económicos (meio rural, industrial ou serviços)?

Como artista e sobretudo como professora de educação artística, procuro tornar possível a vivência de experiências pedagógicas que visam tornar as aprendizagens mais significativas através dos diálogos estabelecidos com a Arte e a comunidade na sua plenitude.

Desde que o homem existe, encontramos a intencionalidade, impulso de manusear a matéria plástica de maneira artística, provocando diálogos sucessivos com a envolvente. Foram assim aparecendo ao longo dos tempos, diversas obras com diversas intencionalidades, fazendo parte do todo da cultura dos povos.

Por isso, se pensarmos no desenvolvimento da personalidade e no sentido estético, a atividade artística converte-se num meio para estabelecer um diálogo enriquecedor com o ambiente físico e social do indivíduo, desenvolvendo capacidades criativas, contribuindo para adquirir uma atitude estética em direção ao meio.

As artes são elementos indispensáveis no desenvolvimento da expressão pessoal, social e cultural do indivíduo. São formas de saber que articulam imaginação, razão e emoção. Elas perpassam as vidas das pessoas, trazendo novas perspetivas, formas e densidades ao ambiente e à sociedade em que se vive. A vivência artística influencia o modo como se aprende, como se comunica e como se interpretam os significados do quotidiano. Desta forma, contribui para o desenvolvimento de diferentes competências e reflete-se no modo como se pensa, no que se pensa e no que se produz com o pensamento. As artes permitem participar em desafios coletivos e pessoais que contribuem para a construção da identidade pessoal e social, exprimem e enformam a identidade, permitem o entendimento das tradições de outras culturas e são uma área de eleição no âmbito da aprendizagem ao longo da vida.

A vontade de CRIAR novos Olhares, mais esclarecidos, mais despertos, mais sábios para tudo o que nos rodeia, trilha a vontade de projetar e concretizar os momentos de aprendizagem.

Os cenários apresentados revelam verdadeiras descobertas, recheadas de encantamento, o tal que move, que constrói uma real aprendizagem.

Despertar olhares, movendo e integrando os espaços e a comunidade envolvente, oferecer percursos de ação recheados de encantamento, orientam a estruturação e implementação de aprendizagens significativas e é o percurso obrigatório de atos de ensinar e de criar, mais completos, felizes, integradores e germinadores de vida.

7 – Endereço na web/blogosfera para a podermos seguir?

https://www.facebook.com/fernanda.santos19

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here