986
0
COMPARTILHAR
Inicio 7 Perguntas Sete pergunta...

Sete perguntas a Casimiro Teixeira

Sete perguntas a Casimiro Teixeira

0
986

O MUNDO não se resume a Azurara, nem sequer a Vila do Conde. Mas para Casimiro não existe outro lugar tão maravilhoso (onde já ouvimos isto?). É mais um, entre tantos outros, de hoje e de ontem, famosos ou desconhecidos, a deslumbrar-se com o paraíso à foz do Ave plantado. Viver, conviver e sorver aqueles espaços é o bastante para o inspirar enquanto escritor. E tanto é assim, que o sítio já faz parte das suas histórias. É uma personagem a acrescentar ao rol daqueles que podem não saber por onde vão, mas que, invariavelmente, vão dar sempre a Vila do Conde.

Por Paulo Moreira Lopes

1 – Data de nascimento e naturalidade (freguesia e concelho)?

6 de fevereiro de 1972, natural da freguesia de Azurara, concelho de Vila do Conde.

2 – Atual residência (freguesia e concelho)?

Vila do Conde.

3 – Escolas/Universidade que frequentou no distrito do Porto?

Escola Secundária José Régio.

4 – Formação académica?

12.º Ano – Humanísticas.

5 – Atividade profissional?

Desempregado / “Dono” de Casa – Escritor por opção.

6 – Em que medida o local onde viveu ou vive influenciou ou influencia o seu trabalho por referência a fenómenos geográficos (paisagem, rios, montanha, cidade), culturais (linguagem, sotaque, festividades, religião, história) e económicos (meio rural, industrial ou serviços)?

A minha cidade, Vila do Conde, está de tal forma entranhada cá dentro, que pouco a pouco se tornou personagem recorrente em todas as minhas histórias. Não sei se tanto por possibilismo, mas sobretudo porque acredito que, quando a sorte da paixão, nos entrega por nascimento, a um lugar tão maravilhoso como este, abundante de espaços, pessoas e histórias tão ricas, não creio haver necessidade de ir procura-las ou inventa-las em outro local qualquer. Todos os dias saio de casa com uma máquina fotográfica e um bloco de notas, e redescubro continuamente estas paisagens de deslumbres. É o paraíso para um escritor, e a prova está no vasto rol dos que aqui nasceram, viveram, passaram e escreveram.

7 – Endereço na web/blogosfera para o podermos seguir?

O Mundo de Acordo com Miro (blogue) http://neomiro.blogspot.pt/
Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here