858
0
COMPARTILHAR
Inicio 7 Perguntas Sete pergunta...

Sete perguntas a Ana Pereira

Sete perguntas a Ana Pereira

0
858

ESTA rapariga não é daqui. Em criança foi bafejada pelos ventos do Índico e inundada pelas paisagens secas e de linhas direitas da África Austral. Ainda pequenita, instalou-se a oeste deste retângulo à beira Atlântico plantado. Só mais tarde, quando iniciou os estudos superiores, é que passou a conviver connosco. Vive de e para suspender imagens. E se forem daquelas em que se perde a vista, tanto melhor.

Por Paulo Moreira Lopes

1 – Data de nascimento e naturalidade (freguesia e concelho)?
03-06-74, Songo – Moçambique.

2 – Atual residência (freguesia e concelho)?
Bonfim – Porto.

3 – Escolas/Universidade que frequentou no distrito do Porto?
Instituto Politécnico do Porto – ESMAE.

4 – Formação académica?
Mestrado em Comunicação Audiovisual, ramo Fotografia e Cinema Documental. Doutoramento em Ciências da Comunicação, ramo Comunicação e Artes, na Universidade Nova de Lisboa.

5 – Atividade profissional?
Fotógrafa e docente.

6 – Em que medida o local onde viveu ou vive influenciou ou influencia a sua atividade por referência a fenómenos geográficos (paisagem, rios, montanha, cidade), culturais (linguagem, sotaque, festividades, religião, história) e económicos (meio rural, industrial ou serviços)?
Fenómenos geográficos: gosto de paisagens secas, de linhas direitas. A água não é de todo o meu ambiente, nem os declives. Gosto de ver até perder de vista. Também gosto muito da cidade, do urbano, da agitação mundana. Gosto de ambientes secos e controlados, por oposição ao campo onde cresci, húmido, e a ideia do homem sempre absolutamente rendido ao efeito da natureza.

Sobre a influência do geográfico no meu trabalho? Nunca pensei nessa questão.

Quanto à cultura: é impossível ver os limites, eu sou a língua que penso, sonho e amo.

A questão económica (o dinheiro): é – neste momento- essencial à subsistência, mas a nossa mente ultrapassa a sobrevivência, mesmo quando achamos que não.

7 – Endereço na blogosfera para a podermos seguir?
www.anapereira.com
www.anapereira.wordpress.com
Facebook

Publicado originalmente em 24 de Julho de 2012

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here