1171
0
COMPARTILHAR
Inicio 7 Perguntas Sete pergunta...

Sete perguntas a Ana Ferreira e Luís Leite

Sete perguntas a Ana Ferreira e Luís Leite

0
1171

ANA Ferreira e Luís Leite são ambos arquitetos formados na FAUP. Vieram de longe: ela de Leiria e ele dos Açores. Por cá foram ficando, residindo agora em Cedofeita, no Porto. Dizem que uma das suas influências profissionais é a arquitetura contemporânea do norte. Realçam o modo de pensar o projeto e o rigor de processo daquela, que complementados com os conhecimentos adquiridos nos sítios de origem lhes dão uma visão mais abrangente da realidade. São ainda criadores de uma marca de produtos que concilia a tecnologia industrial com o saber manual do artesão do norte. É a bleebla.

Por Paulo Moreira Lopes

1 – Data de nascimento e naturalidade (freguesia e concelho)?

Ana Ferreira nasceu a 09 de Junho de 1978, e é natural da freguesia de Leiria, concelho de Leiria.

Luís Leite nasceu a 14 de Abril de 1978, e é natural da freguesia de S. José, concelho de Ponta Delgada (São Miguel – Açores).

2 – Atual residência (freguesia e concelho)?

Vivemos no Porto desde 1996, quando viemos para cá estudar. Por cá fomos ficando e atualmente residimos na freguesia de Cedofeita, concelho do Porto.

3 – Escolas/Universidade que frequentou no distrito do Porto?

Ana Ferreira frequentou a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto.

Luís Leite frequentou a Faculdade de Arquitetura e a Faculdade de Engenharia, ambas da Universidade do Porto.

4 – Habilitações literárias?

Ana Ferreira é licenciada em Arquitetura (FAUP).

Luís Leite é licenciado em Arquitetura (FAUP), mestre em Reabilitação do Património Edificado (FEUP) e atualmente é aluno de doutoramento em Engenharia Civil, ramo Construções (FEUP).

5 – Atividade profissional?

Somos ambos arquitetos.

6 – Em que medida o local onde viveu ou vive influenciou ou influencia o seu trabalho por referência a fenómenos geográficos (paisagem, rios, montanha, cidade), culturais (linguagem, sotaque, festividades, religião, história) e económicos (meio rural, industrial ou serviços)?

Como arquitetos, e como estudamos no Porto, uma das nossas influências é a arquitetura contemporânea do norte, nomeadamente dos arquitetos Siza Vieira e Souto de Moura. Não tanto no resultado formal, mas sim num modo de pensar o projeto e do rigor de processo. Complementarmente, o facto de termos origem em sítios distintos do sitio onde estudamos e vivemos, ajuda-nos a relativizar e ter uma visão mais abrangente da realidade (como exemplo, em termos de materialidade do edificado, quando nos confrontamos com a arquitetura tradicional, temos o granito no Porto, o basalto nos Açores e o calcário e o tijolo em Leiria, e esse conhecimento/experiência enriquece o pensamento/ação/produção).

Paralelamente à arquitetura, desenvolvemos uma marca – a bleebla – cujos produtos são desenhados e desenvolvidos por nós. Aqui, os serviços e indústria locais influenciam o resultado, pois a possibilidade (ainda existente) de conciliar a tecnologia industrial com o saber do trabalho manual do artesão é uma mais-valia no norte.

7 – Endereço na web/blogosfera para os podermos seguir?

http://www.bleebla.com/
https://www.facebook.com/bleebla.playwithnature
http://instagram.com/bleebla_playwithnature#
https://www.youtube.com/user/bleeblaclips
http://ferreira-leite.com/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here