264
0
COMPARTILHAR
Inicio 7 Perguntas Sete pergunta...

Sete perguntas a Alexandre Morais

Sete perguntas a Alexandre Morais

0
264

ALEXANDRE Morais nasceu na freguesia do Bonfim, na cidade do Porto. Licenciou-se em Artes Plásticas/Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e exerceu a docência (educação visual) até 2018. Paralelamente ao ensino, dedicou-se ao desenho e à pintura, tendo participado em inúmeras exposições, individuais e coletivas. Depois de trinta e três anos a viver no Porto fixou-se na freguesia de Galegos, em Penafiel. De início ainda sentiu a falta da proximidade do mar, mas com o passar do tempo foi descobrindo os benefícios do silêncio e do contacto com a natureza.

Por Paulo Moreira Lopes

1 – Data de nascimento e naturalidade (freguesia e concelho)?

Nasci a 10 de março de 1952, na freguesia do Bonfim, cidade do Porto.

2 – Atual residência (freguesia/concelho)?

Vivo na freguesia de Galegos, concelho de Penafiel.

3 – Escola/Universidade que frequentou no distrito do Porto?

Andei no Liceu Normal de D. Manuel II, estudei na Escola Superior de Belas Artes do Porto e na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

4 – Habilitações literárias?

Sou licenciado em Artes Plásticas/Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

5 – Atividade profissional?

Fui professor de Educação Visual de 1976/77 até 2017/18.

6 – Em que medida o local onde viveu ou vive influenciou ou influencia o seu trabalho por referência a fenómenos geográficos (paisagem, rios, montanha, cidade), culturais (linguagem, sotaque, festividades, religião, história) e económicos (meio rural, industrial ou serviços)?

Vivi na cidade do Porto até aos trinta e três anos. Quando efetivei na Escola Preparatória de Penafiel (atualmente, Agrupamento de Escolas D. António Ferreira Gomes) fui viver para Penafiel.

Esta colação geográfica, inicialmente, alterou um pouco o meu olhar sobre os fenómenos. Eram muitos anos de Porto. Sentia, principalmente, a não proximidade do mar. Com o passar do tempo fui descobrindo outras referências como o silêncio e o contacto com a natureza.

Paralelamente à docência, desenvolvi atividades ligadas ao Desenho e à Pintura. Nesta área, o meu tema de eleição tem sido a paisagem, urbana ou rural e a magia que a luz opera sobre ela. Participei em inúmeras exposições, individuais e coletivas. Atualmente, estou associado à Galeria Olga Santos, no Porto.

7 – Endereço na web/blogosfera para o podermos seguir?

https: // www.facebook.com/alexandre.morais.581730

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here