4513
0
COMPARTILHAR
Inicio Obituário Pôncio Montei...

Pôncio Monteiro (1940-2010)

Pôncio Monteiro (1940-2010)

0
4513

PÔNCIO Monteiro, que integrava o Conselho Superior do FC Porto e ocupou, durante anos, cargos de dirigente do clube, faleceu esta terça-feira, vítima de AVC. O corpo de Pôncio Monteiro estará em câmara ardente a partir das 16h30, na Igrejas das Carmelitas, na Foz. O funeral está agendado para as 14h30, seguindo depois para o Cemitério de Agramonte.

O FC Porto associa-se à família de Pôncio Monteiro neste momento de dor, a quem apresenta as mais sentidos condolências.

Pôncio Monteiro era o sócio nº 1332 do FC Porto e foi vice-presidente do clube em 1982 e 1991. Actualmente integrava o Conselho Superior. Em 1988 recebeu o Dragão de Ouro para o Dirigente do Ano.

Publicado in http://www.fcporto.pt/

§

Duas semanas depois de Pôncio Monteiro nos ter deixado, o ‘Paixão pelo Porto’ presta-lhe uma pequena homenagem recuperando uma foto onde podemos ver o ex-dirigente e dedicado adepto do FC Porto em pleno ‘cockpit’ do avião que trouxe a comitiva portista de Viena aquando da conquista da nossa primeira Taça dos Campeões Europeus (TCE).

Por Ricardo Vara in http://paixaopeloporto.blogspot.com/ em 03-01-2011

§

Morreu um cavalheiro

A notícia de que Pôncio Monteiro nos deixou é muito triste. Em Os Donos da Bola e no Jogo Falado fizemos uma época. Com Gaspar Ramos, Cunha Leal e Fernando Seara a representarem o Benfica, os dois primeiros na SIC e o terceiro na RTP.

Pôncio Monteiro era um homem de devoções, de convicções, de paixões. E, nesse campo, era intransigente. Não gostava de dar razão a nada nem a ninguém quando isso pudesse pôr em causa a posição daqueles a quem queria – e que defendia com unhas e dentes .

Tinha um humor muito próprio, cáustico por vezes. Sorria, gostava de rir, adorava uma boa gargalhada. Quando desprezava, não o escondia; mas também sabia mostrar consideração pelas pessoas que respeitava.

Sabia ser meigo, principalmente com as crianças. Lembro-me bem do carinho com que sempre falava da minha filha. Era educado e atencioso. Um cavalheiro com as senhoras. Com toda a gente.

Era muito enternecedora a enorme ligação com a sua mulher, Isabel Monteiro. Tinha um enorme sentido de família e falava sempre com entusiasmo das proezas dos seus descendentes.

Tivemos um momento muito difícil aquando das legislativas de 2005. Foi uma situação muito desagradável, que provocou um afastamento. Reencontrámo-nos no aniversário do comum amigo Fernando Martins. Estava, de novo, em grande forma. Como demonstrou nos debates televisivos da TVI 24 com Eduardo Barroso e Fernando Seara.

De tudo o que dele sei, posso confirmar que procurou sempre ser igual a si próprio, não ser cínico nem hipócrita. Foi uma personalidade marcante e deixa muitas saudades.

Por Pedro Santana Lopes in http://sol.sapo.pt/

§

O Porto perdeu um dos seus

O Dr. Pôncio Monteiro partiu.

Eu e o Dr. Pôncio Monteiro tínhamos, pelo menos, duas coisas em comum: um grande amor pelo Porto e uma enorme paixão pelo Douro. Talvez isso justifique o sentimento de perda que senti ao saber da sua morte. Ele era conhecido da opinião pública pela forma como defendia o seu/nosso F.C.Porto nos diferentes programas sobre futebol em que participou. Um estilo aguerrido, acutilante e de um humor desarmante. Mesmo os adeptos dos outros clubes não deixavam de soltar umas boas gargalhadas com as suas piadas sempre oportunas e irreverentes. Nesses momentos parecia uma criança traquina que se divertia como poucos com as várias alfinetadas distribuídas pelos seus companheiros de programa.

Sem pretender ofender ninguém nem tão pouco acicatar paixões exacerbadas – nestas coisas da bola o radicalismo impera – relembro aquela que deve ter sido uma das suas últimas grandes alegrias, os cinco a zero do Porto ao eterno rival no passado dia 7 de Novembro. Parece que o estou a ver, com aquele seu riso maroto, a pensar na piada a mandar ao Fernando Seara. A sua personalidade era tipicamente portuense, no humor e na forma como defendia as suas convicções. Um verdadeiro Homem do Norte.

Até sempre, Dr. Pôncio.

Por Fernando Moreira de Sá in http://albergueespanhol.blogs.sapo.pt/

—*—

Quinta-feira, 2 de Outubro de 2008

Entrevista exclusiva com o Dr. Pôncio Monteiro

Natural da Régua, licenciado em Economia, ex-dirigente do FC Porto e da FPF, o Dr. Pôncio Monteiro é desde há muitos anos uma pessoa com uma empatia especial com os sócios do FC Porto. Essa empatia muito se deve à sua participação nos programas desportivos: «Donos da Bola» da SIC e «Jogo Falado» da RTP2, ficando desde sempre na nossa memória a forma apaixonada, dedicada mas também competente com que defendia o nosso FC Porto.

É, na actualidade, membro do Conselho Superior do FC Porto, um orgão meramente consultivo, tendo, como todos recordam, há uns meses atrás um complicado problema de saúde que superou com a força e a coragem que todos sempre lhe reconheceram.

Por intermédio de um Amigo do blog, consegui o contacto do Dr. Pôncio Monteiro que muito simpaticamente acedeu em encontrar-se comigo e com o bLuE bOy nas imediações da Fundação de Serralves, bem perto do local onde reside.

A entrevista que de seguida publico, foi a primeira em contacto directo com o visado (todas as outras foram efectuadas via email) e só tenho a dizer que apreciei bastante a experiência e uma vez mais agradeço toda a simpatia e disponibilidade desse grande Dragão, Dr. Pôncio Monteiro.

ENTREVISTA EXCLUSIVA


Dr. Pôncio Monteiro, membro do Conselho Superior do FC Porto

1. Essa paixão pelo FC Porto já existe desde que altura?

Eu sempre me conheci Portista, nasci na Régua, já o meu pai também era e por isso desde miúdo que gosto do FC Porto. Depois vim para o Porto estudar, e fiz-me logo sócio nessa altura.

2. Numa das suas participações no programa “Donos da Bola”, chegou a afirmar que enquanto estava no estúdio e numa altura em que decorria um jogo do FC Porto, ouviu uma manifestação tremenda (dos jornalistas de serviço na SIC) depois de um golo de um adversário do Porto. Foi assim?

Foi mesmo assim. Eu ia fazer o programa e ouvi um barulho enorme dentro da redacção. Perguntei o que tinha acontecido. Disseram-me que o Estrela da Amadora tinha marcado o golo do empate frente ao FC Porto no último minuto. Disse-lhes na altura que não sabia que o Estrela tinha tantos adeptos na SIC.

3. Sentia que o programa definia conteúdos provocatórios ao FC Porto e que os jornalistas de serviço odiavam o clube da Invicta? Ainda tem o seu «arquivo» actualizado?

Normalmente, o FC Porto desperta essas situações. Há muita gente que procura criticar coisas que acontecem no FC Porto e quando acontece noutros clubes, isso já não acontece. Eu dou até um exemplo recente, o da agressão no último Benfica vs FC Porto em que essa situação foi branqueada. Se fosse o FC Porto, o que teria acontecido?!… sobre o arquivo, sabe, eu andava sempre actualizado, mas como me perguntavam como é que eu sabia essas coisas todas, eu utilizei esse termo de «dossier» para lhes «comprovar» que não falhava nada.

4. O departamento jurídico do FC Porto ganhou esta batalha pela Champions 2008. Classifique o comportamento do Vitória de Guimarães e do SL Benfica nesse processo que aqueceu o Verão 2008?

É tão fraca a posição deles que nem me apetece comentar. Só digo que se isso acontecesse no FC Porto, eu ficaria muito triste.

5. Chegou a ser falado para Presidente da FPF e já desempenhou cargos executivos tanto no FC Porto como na própria FPF. Ainda pensa voltar ao activo?

Não. Isso são experiências que se têm ao longo da vida, tive muito prazer em desempenhar os cargos no FC Porto e na FPF mas essa fase está já ultrapassada. Eu diria que é «um filme que eu já vi».

6. Como são as horas seguintes do Dr. Pôncio Monteiro depois de uma dolorosa derrota?

É uma experiência aborrecida, mas como acontece tão poucas vezes, eu diria que já nem me recordo da última.

7. Conte-nos onde estava e como viveu as emoções de Viena 87, Sevilha 2003 e Gelsenkirchen 2004?

Estive presente nos 3 jogos e recordo com muito alegria como Portista e Português, mas acima de tudo nunca pensei que o FC Porto pudesse alcançar estas vitórias tão saborosas e importantes. A de Viena 87 foi a que mais me tocou por ser a primeira.

8. Confidencie-nos o seu onze ideal da história do FC Porto.

Eu acho que é injusto estar a destacar este ou aquele porque o FC Porto teve sempre grandes jogadores. Sem querer entrar em muitos pormenores, apenas digo que a nível de guarda redes, devo destacar o Barrigana nos tempos mais antigos, mas acima de tudo, o Vítor Baía que marcou uma época sendo o jogador que tem mais títulos no Mundo. Quanto aos defesas e médios, são tantos nomes que não quero ser injusto. Quanto ao lugar de ponta de lança, o Jardel fez muitos golos, mas o Fernando Gomes é o meu preferido por ter jogado muitos anos no FC Porto e ter atingido uma projecção mundial.

9. Quem é para si o melhor treinador que já passou pelo FCPorto?

Aquele que surge logo na minha memória é Pedroto. Todos os sócios do FC Porto sabem que aquilo que o clube é actualmente, tem muito a ver com essa fase em que Pedroto pegou na equipa nos anos 70.

10. O que dizer destas personalidades: Pinto da Costa, Artur Jorge, Pedroto, Mourinho, Vítor Baía, Fernando Gomes, Jorge Costa e João Pinto?

Pinto da Costa – é o dirigente que revolucionou, no bom sentido, o futebol Português;

Artur Jorge – é um amigo, foi também jogador do FC Porto e como treinador foi Campeão da Europa;

Pedroto – foi quem deu o arranque para as glórias que o FC Porto veio a alcançar pelo tempo fora;

José Mourinho – é um treinador inteligente, de craveira internacional que deixou a sua marca no FC Porto pelas vitórias conseguidas;

Vítor Baía, Fernando Gomes, Jorge Costa e João Pinto – são todos símbolos do FCPorto, jogadores de 1ª categoria da nossa equipa.

11. O TETRA será uma realidade? Este FC Porto está mais ou menos forte que o da época anterior? Jesualdo merece-lhe confiança?

Pelo passado do clube, os Portistas podem ter fundadas esperanças em que isso possa vir a acontecer. E eu acredito nisso. Quanto a estar mais ou menos forte, eu diria que as equipas do FC Porto são sempre fortes. Já quanto a Jesualdo, digo apenas que é um homem que também vai deixar o seu nome marcado na história do FC Porto.

12. Acompanha a carreira do andebol, do basquetebol e do hóquei do FC Porto?

Sim, acompanho, vou com muita frequência ao hóquei. Do andebol gosto muito até porque já pratiquei enquanto estudante. Gosto do basket pelas questões tácticas e gosto também do ciclismo que até já nem temos, mas em que ia sempre ver os ciclistas. Diria que gosto do desporto em geral.

13. Uma palavra final para os nossos leitores.

Aquilo que eu desejo é que tenham muita saúde, muitas felicidades e sempre que eu puder, tenham a certeza que estarei ao vosso lado a festejar as grandes vitórias do nosso clube.

Um abraço,
Pôncio Monteiro.

Partilha

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here