663
0
COMPARTILHAR
Inicio Do Porto Uma STARs par...

Uma STARs para Andreia Ribeiro

Uma STARs para Andreia Ribeiro

0
663

A SOCIETY for Biomaterials (Sociedade de Biomateriais) vai distinguir Andreia Ribeiro, antiga estudante da Faculdade de Engenharia da U.Porto, com uma STARs (Student Travel Achievement Recognition) Honorable Mention (menção honrosa). São prémios que têm por objectivo reconhecer a excelência em investigação e desenvolver futuros líderes na sociedade. Dos cerca de 1500 trabalhos submetidos anualmente, cerca de 50-60 alunos são galardoados com o STAR Award ou a STAR Honorable Mention. “B1-integrin Cytoskeleton Signaling Regulates Sensory Neurons Response to Matrix Dimensionality” é o título do paper de Andreia Ribeiro, considerado “an outstanding contribution to the Society For Biomaterials 2011 Annual Meeting”. A conferência deste ano decorre entre 13 e 16 de Abril, e o nome dos premiados será anunciado durante a cerimónia de abertura.

Andreia Ribeiro é estudante de doutoramento na Universidade deMaryland Baltimore County (UMBC), nos Estados Unidos, e o seu trabalho, no Laboratorio de Biomateriais e Engenharia de Tecidos, “consiste em caracterizar a resposta de neurónios sensoriais e células estaminais neuronais cultivadas em matrizes bi- ou tri-dimensionais”.

Como seres tri-dimensionais que somos, explica Andreia Ribeiro, “as células no nosso organismo, incluindo neurónios, desenvolvem-se num meio tri-dimensional (3D) rodeado de sinais que as células usam em todas as direcções. Apesar da caracterização do ambiente celular ser reconhecida no meio científico como um meio 3D, a maioria dos estudos celulares (por exemplo, testes de novos compostos farmacêuticos) são realizados nos tradicionais pratos de petri ou noutros meios 2D altamente simplificados. Numa perspectiva regenerativa, os cientistas têm-se focado cada vez mais na caracterização de respostas celulares em ambientes tri-dimensionais, tendo sido já demonstrado por outros grupos, e por nós, que um ambiente em 3D induz nas células respostas celulares mais semelhantes às encontradas in vivo do que quando cultivadas em 2D”.

A jovem cientista acrescenta que o seu grupo de trabalho se foca “em estratégias regenerativas dos sistemas nervoso central e periférico” e acredita que para desenvolver novos biomateriais com designs inovadores é preciso definir “através de que mecanismos os neurónios interagem com ambientes 3D. Para tal, disseco e cultivo neurónios em matrizes 2D e 3D e uso diversas técnicas analíticas e microscópicas e uma perspectiva combinatória de engenharia e biologia para fazer uma caracterização intensa dos dois lados do sistema.” Andreia Ribeiro acredita que os resultados deste trabalho serão futuramente usados “no desenvolvimento de terapêuticas para lesões na espinal-medula e de sistemas de implantação de células estaminais para o tratamento de doenças degenerativas neuronais (tais como Parkinson ou Alzheimer)”.

Andreia Ribeiro vai defender a sua tese de Doutoramento a 26 de Abril e a cerimonia de graduação é a 20 de Maio. Licenciou-se em Engenharia Química em 2006 e foi, pela primeira vez, para a UMBC como estudante de intercâmbio no ano de finalista (2005/2006). É estudante de doutoramento na UMBC desde Agosto 2006 no departamento de Engenharia Química e Bioquímica.

Em 2008 ganhou uma bolsa de mérito, a última Wyeth fellowship at UMBC (entretanto a Wyeth foi adquirida pela Pfizer). Esta bolsa, de dois anos, é atribuída a estudantes de doutoramento que estejam a fazer investigação em áreas cientificas de interesse comum entre a UMBC e os cientistas da Wyeth.

Em Abril de 2010 foi convidada para a Tau Beta Pi: The Engineering Honors Society. “Uma honra reservada a estudantes de engenharia que se destaquem não só pela média académica, mas também pela integridade profissional e pessoal. Em média, e por universidade, apenas é convidado um estudante de doutoramento por ano em todas as áreas de engenharia”.

Espera encontrar emprego para começar a trabalhar ainda este verão.

Publicado in http://noticias.up.pt/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here