1087
0
COMPARTILHAR
Inicio Do Porto Rui Miguel Ar...

Rui Miguel Araújo, 26 anos

Rui Miguel Araújo, 26 anos

0
1087

É O NOVO presidente do Orfeão Universitário do Porto (OUP) que assinala, em 2012, 100 anos de existência. Rui Miguel Araújo terminou os estudos na Faculdade de Direito da Universidade Coimbra em 2008 e já aí o Orfeão lhe surgia “como um nome de referência das tradições académicas”. Quando chegou à U.Porto, em 2009, integrou o Coro Clássico (do OUP) e “num ápice o espirito orfeónico já fazia parte de mim”. Fazendo jus ao poeta, “Primeiro estranha-se. Depois entranha-se”. Sente “a responsabilidade acrescida” de “um século de História(s), Vida(s) e sonhos tornados realidade”, quer “potenciar o encontro das várias gerações de Orfeonistas” e, para isso, precisa de reunir “os formatos mais profícuos” na concretização de objetivos para que este ano marque, “de forma inequívoca, a presença e valor da nossa instituição”. Acima de tudo, quer que esta marca permaneça “no coração de todos aqueles que um dia por cá passaram e ajudaram a construir este que é, foi e será sempre um porto seguro, onde amizades se perpetuaram, gerações se sucederam e tradições se criaram”.

Da agenda do Orfeão Universitário do Porto constam eventos como a 69ª edição do Sarau Anual, a Digressão de Páscoa, a IIª Gala de Fado Académico da Universidade do Porto e o XXVI FITU – Festival Internacional de Tunas Universitárias “Cidade do Porto”, entre muitas outras atividades pensadas para exaltar a efeméride.

Rui Miguel Araújo frequenta o Curso de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e pretende manter uma proximidade com a investigação junto do Departamento de Ciências e Técnicas de Património da FLUP, ambicionando fazer parte do quadro docente da Universidade do Porto nesta área de estudo.

– De que mais gosta na Universidade do Porto?

O facto de a Universidade do Porto ser uma das mais prestigiadas universidades a nível nacional e internacional, é para mim motivo de orgulho.

– De que menos gosta na Universidade do Porto?

Das burocracias excessivas envolvidas nos diferentes processos, da ação social aos serviços académicos. Perdem-se horas preciosas para se conseguir uma informação que não conste on line.

– Uma ideia para melhorar a Universidade do Porto?

Estreitar os protocolos internos entre as diferentes faculdades de forma a proporcionar uma formação mais abrangente e transdisciplinar. Embora já existam esses protocolos de intercâmbio interno na U.Porto, as questões burocráticas são de tal ordem que podem levar os estudantes a desistir.

– Como prefere passar os tempos livres?

Depende muito do meu estado de espírito, mas vai deste estar entre amigos, numa boa conversa e bons petiscos à mistura, até ler um bom livro, ir ao teatro ou, caminhar ao pé do rio e desfrutar da cidade do Porto.

– Um livro preferido?

Os de cabeceira, “A Sibila” de Agustina Bessa-Luís e “Mémoires d’Hadrien” de Marguerite Yourcenar.

– Um disco preferido?

Não tenho um disco preferido, não consigo ter apenas um! No entanto, os discos de Maria Callas, Frank Sinatra, Nina Simone, Etta James, Dulce Pontes, Elis Regina, Edith Piaf e Amália Rodrigues estão entre os meus preferidos.

– Um prato preferido?

Um da minha zona: Rojões à Minhota (com tudo o que têm direito).

– Um filme preferido?

Um dos filmes que mais gostei até hoje e que recomendo vivamente. É de 2003, “The Dreamers” de Bernardo Bertolucci.

– Uma viagem de sonho (realizada ou por realizar)?

A realizar: Japão e Austrália.

– Uma aspiração em termos profissionais?

Ser professor e fazer carreira académica na Universidade do Porto.

– Um objetivo de vida?

Tenho mais que um por isso, passo a passo o meu objetivo é cumprir os meus objetivos e permanecer fiel aos meus princípios e valores.

– Uma inspiração?

Não considero que tenha uma inspiração. O que me move e inspira é fruto dos meus objetivos e por isso a minha inspiração, ou as minhas inspirações, surgem dos diferentes momentos da minha vida.

Publicado por in http://noticias.up.pt/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here