793
0
COMPARTILHAR
Inicio Do Porto Roberto Olive...

Roberto Oliveira, 19 anos

Roberto Oliveira, 19 anos

0
793

APESAR de ter crescido “sem saber muito bem o que queria”, Roberto Oliveira assumiu desde cedo um objetivo na vida: “deixar a minha marca no mundo”. Em setembro de 2010 começou a traça-lo quando ingressou na licenciatura de Gestão da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP). Foi a partir daí que o jovem, natural do Porto e amante assumido de literatura inglesa, filmes de terror, tecnologia e música, descobriu o mundo do empreendedorismo, área com a qual se identificou desde muito cedo.

A entrada na FEP Junior Consulting (FJC), empresa de consultoria da FEP, para além de lhe proporcionar a “primeira experiência com o movimento junior”, deu-lhe a conhecer pessoas que considera terem-no ajudado a crescer. Ao mesmo tempo, diz ter mudado na forma de encarar os problemas e na sua atitude. Hoje diz-se “mais otimista” face aos desafios que se apresentam, motivação que constituiu o ponto de partida para a sua mais recente aposta: a StartUP Buzz, uma organização ligada ao empreendedorismo que tem como objetivo “alterar o modo como os estudantes encaram o futuro profissional”.

Foi com esse propósito que Roberto, juntamente com alguns colegas da faculdade (Bernardo Pequito, Marina Videira, Joana Dias, Francisco Alves e Francisco Mendonça), organizaram o Buzz Arena, um concurso de ideias de negócio aberto a toda a comunidade académica da U.Porto. “ Foi uma primeira abordagem para nos darmos a conhecer e para partilhar o projeto com mais estudantes”, diz o estudante. Para os fundadores do StartUP Buzz, o futuro faz-se de ambição: “Queremos mostrar aos estudantes que têm o poder de escolher o seu futuro e de poder trabalhar nas áreas que mais gostam, por vezes recorrendo à criação do próprio negócio”.

– De que mais gosta na Universidade do Porto?

O que mais aprecio na Universidade do Porto é a existência de um elevado grau de conhecimento intrínseco a todos os elementos que a compõem ou já compuseram, quer os professores como os alunos.

– De que menos gosta na Universidade do Porto?

Aquilo que menos gosto na Universidade do Porto é, sem dúvida, a falta de flexibilidade e abertura face a novos projetos. Os alunos sentem necessidade de se envolverem em novas coisas e de deixar a sua marca na faculdade que frequentam e deve haver um maior incentivo a que isso ocorra.

– Uma ideia para melhorar a Universidade do Porto?

Penso que deveria ser implementado um sistema de notificações via SMS, como já é feito em outras instituições académicas em outras zonas do país. Deste modo, seria facilitada a comunicação e divulgação de algumas informações que, por vezes, não são comunicadas tão eficazmente.

– Como prefere passar os tempos livres?

Durante os meus tempos livros gosto de investigar os mais recentes avanços tecnológicos no mundo dos gadgets, gosto de praticar exercício físico e adoro ouvir música.

– Um livro preferido?

O meu livro preferido terá que ser, sem dúvida, “The Kite Runner” por Khaled Hosseini – retrata a vida de dois rapazes na cidade de Kabul durante a guerra.

– Um artista preferido?

Quanto ao meu artista preferido, é difícil escolher um, visto que os meus gostos musicais vão-se alterando consoante a minha disposição no momento. Mas se tivesse que escolher o mais constante, terá de ser os Rolling Stones !

– Um filme preferido?

Sou um grande apreciador de filmes de suspense e de terror, pelo que adoro o filme “1408”, cuja história foi escrita por Stephen King.

– Uma viagem de sonho?

Isto terá de ser, garantidamente, um safari em África ! Tenho a sorte de poder ir lá todos os anos, pois tenho família residente, e é uma viagem incrível não só a nível visual, como também espiritual !

– Um objetivo de vida?

O meu objetivo de vida é deixar a minha marca no mundo.

– Uma inspiração?

Sempre que tenho que refletir sobre alguma situação, fecho os olhos e penso no céu estrelado que é visível em África do Sul. É algo que nos faz sentir pequenos e torna qualquer problema em algo fácil de enfrentar – realmente inspirador !

Publicado in http://noticias.up.pt/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here