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Ponte Dom Luis ou Luiz I?

Ponte Dom Luis ou Luiz I?

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A 31 de Outubro de 1886 foi inaugurado oficialmente o tabuleiro superior da Ponte Luiz I, conhecida entre os portuenses como Ponte D. Luis. O tabuleiro inferior apenas foi inaugurado em 1887.

Fora em 11 de Agosto de 1880 que se dera a abertura do concurso público para a concepção e construção de uma ponte que fizesse a ligação entre as duas margens do Douro aos dois níveis: junto ao rio e superiormente, entre as escarpas.

O tabuleiro inferior destinava-se a substituir a Ponte D. Maria II, inagurada em 1843 e popularmente chamada Ponte Pênsil mas que já não se adequada ao crescente tráfego entre as duas margens do rio.

O concurso para a nova ponte recebeu 12 propostas, vindo a ser escolhida a apresentada pela empresa belga Societé Willebroek com projecto de Teophile Seyrig que havia já trabalhado na cidade, no projecto da Ponte Maria Pia em 1877. A ponte D. Luis pesa 3045 toneladas e possui 2 tabuleiros com 8 metros de alegura cada um. O superior tem uma extensão de 355 metros e o inferior de 175 metros.

No seu piso superior, logo após a inauguração da ponte usava-se o americano como transporte público, substituído anos mais tarde pelo amarelo eléctrico, que por sua vez veio dar lugar ao troley, aos autocarros e presentemente serve exclusivamente o metro.

Durante muitos anos, até 1943 era a ponte portajada, chegando a suar um sistema fichas próprias que eram aceites como boa moeda em diversos estabelecimentos.

Reza uma lenda popular que a Ponte apenas se chama Ponte Luiz I e não Dom Luis por o rei não ter estado presente na sua inauguração, pelo que o povo assim chamara á ponte como «vingança» pela suposta falta de respeito. Bom, na verdade, a haver falta de respeito é pela verdade histórica como qualquer portuense sabe. Todos designam a ponte como de D. Luis embora na placa que encima a entrada do tabuleiro inferior não conste o Dom. Seria portanto o povo a dar essa consideração e não a tirá-la, pelo que morre logo aqui aquela tola lenda.

E isso nada tem de inédito. Uma coisa é o oficial onde se repeitam os pergaminhos da cidade, outra o carinho popular pelos visados. Com efeito, a cidade do Porto burguesa por vocação e nascimento, nunca fora muito dado a nobrezas e titulos nobliarquicos. Assim é que a ponte de caminho de ferro é também simplesmente Ponte Maria Pia, embora esta fosse a Rainha esposa de D. Luis I, ambos presentes na inaguração….E o bonito velódromo existente nas traseiras do Paço Real, actual Museu Soares dos Reis, era também singelamente Velodromo Maria Amélia, sendo esta não uma dama da vizinhança, mas a princesa consorte do então principe e futuro rei D. Carlos. Portanto, a tradição de não se designar e não constar sequer das placas de inaguração o Dom vinha já um pouco de trás. O que fica fica bem à história da cidade e se espera que não venha a um dia a claudicar perante algum modernaço Prof. Dr…..

É a ponte uma dos ícones da cidade, com o seu ferro rendilhado, sendo facil e universalmente reconhecida como a ponte do Porto.

Publicado in http://portoantigo.blogspot.com/

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