688
0
COMPARTILHAR
Inicio Do Porto Miguel Rodrig...

Miguel Rodrigues, 36 anos

Miguel Rodrigues, 36 anos

0
688

ACABA de receber, ex aequo com João Barros, da Faculdade de Engenharia da U.Porto, um prémio que é atribuído apenas a artigos de grande originalidade, qualidade e utilidade que tenham sido publicados nos últimos três anos em qualquer revista da Sociedade de Teoria da Informação ou da Sociedade de Comunicações do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), a maior sociedade mundial de engenheiros electrotécnicos. “IEEE ComSoc & Information Theory Society Joint Paper Award” é a designação do prémio que é atribuído conjuntamente pelas Sociedades de Teoria da Informação e Comunicações do IEEE.

Miguel Rodrigues é professor auxiliar no Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e coordenador do grupo de Teoria da Informação e Comunicações do Instituto de Telecomunicações – Porto. É também Visiting Fellow no Departamento de Ciência de Computadores da Universidade de Cambridge no Reino Unido.
Doutorou-se em Electronic and Electrical Engineering pelo University College London em 2002 e licenciou-se em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 1998. Foi investigador na Universidade de Cambridge no Reino Unido e na Universidade de Princeton nos E.U.A. entre 2003 e 2007. Foi também investigador convidado na Universidade de Princeton, E.U.A., durante os Verões de 2007, 2008, 2009 e 2010.

O seu trabalho e do seu grupo de investigação, que se centra sobre Teoria da Informação, Teoria da Comunicação e Processamento de Sinal assim como as suas aplicações em Sistemas e Redes de Comunicações e Segurança, traduziu-se em cerca de uma centena de publicações nas revistas e conferências com mais prestígio das áreas.

Recebeu o Prémio Engenheiro António de Almeida, o Prémio Engenheiro Cristiano Spratley e a Bolsa de Mérito da Universidade do Porto. Recebeu o IEEE ComSoc and Information Theory.
 
 – De que mais gosta na Universidade do Porto?A sua afirmação recente no panorama nacional e internacional.

– De que menos gosta na Universidade do Porto?

A burocracia.

– Uma ideia para melhorar a Universidade do Porto?

Desenvolvimento de instrumentos eficazes para se reconhecer, salientar e promover o mérito.

– Como prefere passar os tempos livres?

Viajar com a família.

– Um livro preferido?

Candide de Voltaire.

– Um disco preferido?

A obra de J.S. Bach.

– Um prato preferido?

Fusion cuisine em geral.

– Um filme preferido?

Senhor dos Anéis.

– Uma viagem de sonho (realizada ou por realizar)?

Caminho dos Incas.

– Uma aspiração (em termos profissionais)?

Realizar contribuições de relevo em teoria da informação e as suas aplicações, com impacto para o mundo académico e a sociedade.

Publicado in http://noticias.up.pt/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here