1637
0
COMPARTILHAR
Inicio Do Porto João Paulo De...

João Paulo Delgado, 13 anos

João Paulo Delgado, 13 anos

0
1637

JOÃO Paulo Delgado tem 13 anos e há quem o considere um prodígio do quadcross nacional. E ao volante da sua moto 4, o jovem de Paredes tem alcançado resultados que parecem dar razão a quem assim pensa. Ainda com uma prova por disputar, João Paulo já é o vencedor do campeonato nacional de QX e também lidera, na classe promoção, uma prova ibérica que tem as corridas distribuídas por Portugal e Espanha

Recentemente, só uma avaria mecânica o impediu de conquistar uma prova disputada em França e que juntou mais de 30 pilotos de toda a Europa.

Teve a primeira moto aos 9 anos

Durante a entrevista, João Paulo Delgado mostrou-se sempre um rapaz simpático, mas sem conseguir esconder uma vergonha típica de quem tem 13 anos e está a responder a questões feitas por uma pessoa que vê pela primeira vez. Uma atitude diferente, diz quem o conhece, de quando está aos comandos de uma moto 4. Aí, João Paulo sente-se “em casa”, mesmo que tenha de competir com pilotos muito mais velhos.

João Paulo é um paredense de gema, que herdou do pai a paixão pelas motos. “Quando fez 9 anos ofereci-lhe a primeira moto. Também comprei uma para mim e começámos a ir os dois para o monte”, recorda o pai. João Paulo não estranhou o brinquedo invulgar. Pelo contrário. Os montes de Baltar e da Senhora do Salto, em Aguiar de Sousa, começaram a ser os principais palcos das suas brincadeiras e pouco tempo depois o menino já estava a competir. “Uma loja de peças para motos, a Speed Freak, tinha uma equipa semi-oficial e convidou o João para correr”, descreve Paulo Delgado.

Na primeira corrida João Paulo estava nervoso. Os pais também. “A pista tinha muitos saltos”, lembra a mãe, Paula Machado. João Paulo prefere destacar um último lugar numa prova que, para primeira, “correu bem”.

Desde aí, o piloto de Paredes já ficou, em 2012, no quarto lugar do campeonato nacional de QX em iniciados, prova na qual ficou em terceiro em 2013. Este ano, lidera o mesmo campeonato e, quando falta uma prova para o final, já assegurou o primeiro lugar. “Estava com a expectativa de ser campeão e correu tudo dentro do que esperava”, diz João Paulo Delgado.

Avaria mecânica impediu vitória em França

O piloto de Paredes também lidera um campeonato ibérico que tem quatro provas distribuídas pelos dois lados da fronteira. Na classe promoção, destinada a pilotos menos experientes, João Paulo não tem dado hipóteses aos nove concorrentes, alguns com uma idade bem mais avançada. “Também ganhou duas mini-bajas”, acrescenta a mãe.

Mas a principal conquista aconteceu em França, onde João Paulo participou numa “prova mítica que se realiza anualmente e que este ano promoveu uma corrida para jovens pilotos”. “Gostamos da modalidade e decidimos inscrever-nos”, refere Paulo Delgado.

Em terras gaulesas, o piloto nacional competiu com outros 31 jovens, uma realidade bem diferente daquilo que encontra em Portugal. “No campeonato nacional estão inscritos cinco pilotos, mas por prova só há três a correr”, destaca o pai.

Mas mesmo num contexto competitivo completamente diferente do que está habituado, João Paulo não tremeu. Foi o primeiro a cortar a meta na primeira e na terceira manga. Na segunda manga, a moto avariou quando estava na segunda posição, obrigando-o a desistir. Somados os pontos, o menino de Paredes alcançou um quinto lugar final. “Fiquei contente, porque percebi que era o melhor. Nunca pensei que ia ter este resultado”, afirma.

Com poucos pilotos em Portugal, objectivo passa por correr no estrangeiro

Com o resultado obtido em França, João Paulo Delgado redobrou a “vontade de continuar” a competir numa modalidade que, porém, já teve melhores dias. A falta de pilotos põe em causa a próxima edição do campeonato nacional e, por isso, o futuro poderá passar pelo estrangeiro. “O objectivo é lança-lo lá fora, mas ainda é muito cedo para saber o que se vai passar. Vamos indo e vamos vendo e o melhor é saborear o momento. Toda a gente o gostou de o ver a andar”, sustenta o pai.

Para já, João Paulo vai treinando uma vez por semana com a ajuda de um treinador da escola de pilotos “Caçador”, de Guimarães. “Normalmente é ao fim-de-semana. Só quando há provas é que o treino passa para um dia da semana”, explica Paulo Delgado.

Perfil

Nome: João Paulo Machado Delgado
Idade: 13 anos
Naturalidade e Residência: Paredes
Desporto: Quadcross

Um rapaz tranquilo com bom aproveitamento escolar

João Paulo consegue conciliar a paixão pelas motos com os estudos. Quem o garante são os próprios pais. “Passou de ano de forma tranquila”, refere Paula Machado. A estudar na Escola Secundária de Paredes, João Paulo nunca reprovou nenhum ano lectivo e prepara-se para ingressar no 9.º ano de escolaridade. “Podia ser bem melhor nos estudos, mas também percebo que com estas provas os resultados tenham baixado”, acrescenta a mãe.

Para o pai, o quadcross é apenas um hobby que João Paulo tem de aproveitar para se divertir. “O importante é a escola. Fazemos isto porque gostamos”, diz.

O sucesso desportivo do filho de 13 anos não preocupa Paula Machado e Paulo Delgado. Ambos consideram João Paulo “um miúdo atinado” e que não se deixa deslumbrar com o sucesso.

Por Roberto Bessa Moreira publicado in O verdadeiro Olhar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here