2383
0
COMPARTILHAR
Inicio Do Porto Ilda Figueire...

Ilda Figueiredo estreia-se na poesia

Ilda Figueiredo estreia-se na poesia

0
2383

HOJE, dia 17 de Dezembro de 2011, decorre o lançamento da obra Geografia do Olhar, que assinala a entrada da eurodeputada Ilda Figueiredo no universo da poesia, na companhia de pinturas inéditas do artista plástico e jornalista Agostinho Santos. A sessão decorre pelas 16:30 horas, na UNICEPE – Cooperativa Livreira de Estudantes do Porto, na Praça Carlos Alberto, 128-A, Porto.

O álbum integra um conjunto de poemas escritos em várias partes do mundo, versando os mais diversos temas, como as desigualdades, a injustiça e a fome, que atingem ainda a nossa sociedade. As pinturas de Agostinho Santos foram concebidas propositadamente a partir dos poemas de Ilda Figueiredo, criando uma simbiose entre estes dois tipos de arte.

Ilda Figueiredo nasceu em Troviscal, Oliveira do Bairro, e vive em Vila Nova de Gaia há vários anos.

Economista, mestre em Planificação e Gestão da Educação, professora; actualmente é eurodeputada e dirigente do PCP. Foi deputada na Assembleia da República e autarca no Porto e em Vila Nova de Gaia.

Tem colaborado em diversos órgãos de comunicação social. É autora dos livros Educar para a Cidadania, No Mar Não Há Árvores e Novos Rumos Para Portugal e Para a Europa, tendo participado em outros.

Agostinho Santos nasceu em Vila Nova de Gaia, onde vive.

É jornalista na secção de Cultura do Jornal de Notícias e artista plástico. Frequenta actualmente o mestrado de Pintura na Faculdade de Belas Artes e o doutoramento em Museologia na Faculdade de Letras, da Universidade do Porto.

Realizou 59 exposições individuais, em Portugal, Espanha, Brasil e Índia, e participou em mais de 250 mostras colectivas no país e no estrangeiro.

Autor da Vaca Pessoana, seleccionada para a CowParade Lisboa (2006). Comissário da Egg Parade 2009, em Vila Nova de Gaia.

É autor de vários livros, nomeadamente, Cumplicidades, Voos Sentidos, Olhares de Cumplicidade, Discurso do Sonho em Honra dos Pássaros, Ecos do Íntimo, Pessoa, Gaia, Árvore, Matéria Prima, José Saramago, segundo Agostinho Santos, Nadir Afonso: Itinerário (Com)Sentido, Portugal a Negro – Histórias de um repórter infiltrado e Ilda Figueiredo conversa com Agostinho Santos.

Publicado in http://aviagemdosargonautas.blogs.sapo./

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here