662
0
COMPARTILHAR
Inicio Do Porto André Monteir...

André Monteiro, 23 anos

André Monteiro, 23 anos

0
662

ANDRÉ Monteiro foi o estudante que apresentou o Lipotool no último IJUP (encontro sobre Investigação Jovem na U.Porto). Trata-se de um aparelho que possibilita o cálculo dos níveis de gordura corporal. É um lipocalibrador utilizado para medir a espessura das pregas cutâneas (uma medida que permite avaliar, indirectamente, a quantidade de gordura que existe no tecido subcutâneo e calcular a quantidade de gordura em relação ao peso corporal).

André Monteiro explica que os lipocalibradores que existem no mercado “não aproveitam as vantagens que a tecnologia disponibiliza” e que o Lipotool “procurou desenvolver um dispositivo mecânico de características únicas”, melhorando, assim, “os aspectos de sensorização, de comunicação sem fios e também da aplicação computacional”. Novidades que seviram para criar um melhor desempenho e usabilidade. O novo dispositivo possui também “um sistema electrónico responsável pela interacção do dispositivo com a aplicação residente num computador onde será gravada a informação numa base de dados integrada”.

Este equipamento já foi submetido a patente Nacional – PT 105187 – e Internacional – PCT/IB2010/055701, ambas em processo de avaliação. Também já ganhou prémios, dois na área da Nutrição – 1st place in Nutrition Awards 2010 – Innovation, 2010 e um na área da Engenharia Mecânica – 1st place in FEUP Colheita 75, 2010.
André Monteiro é estudante do 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica da FEUP. Este trabalho envolve ainda Teresa Restivo (FEUP)- Responsável pelo projecto; Manuel Quintas (FEUP); Carlos Moreira (FEUP); Tiago Andrade (UISPA-IDME), Fátima Chousal (UISPA-IDMEC e Teresa Amaral (FCNAUP).
 
– De que mais gosta na U.Porto?
Da importância dada à qualidade do ensino.
– De que menos gosta na U.Porto?
Da forma como alguns dos seus agentes insistem em métodos de ensino e de gestão que não surtem efeito e, contudo, não aceitam sugestões de melhoria desses mesmos métodos. Em certos casos os recursos, humanos e materiais, encontram-se mal aproveitados.
– Uma sugestão para melhorar?
Colocar à disposição formas de avaliar o grau de satisfação dos que contactam diariamente com as faculdades (alunos, docentes, pessoal não-docente, visitantes, etc.).
– Como prefere passar os tempos livres?
Gosto de ler, de ir ao cinema, de passear em zonas campestres, de conduzir (automóvel), ver TV e de estar com a minha namorada.
– Um livro favorito?
Não menciono um, mas três, pois não tenho apenas um livro preferido: “O Nome da Rosa” de Umberto Eco, “1984” de George Orwel e o Livro de I aos Coríntios da Bíblia.
– Um disco favorito?
Não tenho discos preferidos, mas músicas, portanto menciono três discos: “De Braga a Nova Iorque” de António Variações, “Cintura” dos Clã, “Discovery” dos Daft Punk.
– Um filme favorito?
Mais uma vez, existe um leque de filmes que eu gosto, dos quais menciono três: “O meu pé esquerdo”, “Million dollar baby” e “Um porquinho chamado Babe”.
-Uma viagem de sonho?
Visitar a Escócia, sem dúvida!
– Uma aspiração em termos profissionais?
Integridade e honestidade.
– Um objectivo de vida?
Ser aquilo que Deus quer que eu seja.
– Uma inspiração?
Os meus pais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here