998
1
COMPARTILHAR
Inicio Obituário Domingos Gala...

Domingos Galante

Domingos Galante

1
998

MORREU Domingos Galante. Foi um matosinhense ilustre, um verdadeiro amante da sua terra. Homem controverso, mas sempre no seu confronto de ideias esteve o seu Matosinhos. Conhecemo-lo há quase 70 anos. Ambos militamos na Acção Católica e na Mocidade Portuguesa. Muitas vezes estivemos em desacordo, mas nunca deixou de haver o abraço do Quim para o Domingos.

Grande lutador, já tarde na vida se licenciou em advocacia que exerceu em Lisboa e Matosinhos, tendo sido alto funcionário duma instituição nacional agrícola. Na sua terra era figura de relevo no cadastro associativo. Graças ao seu entusiasmo fundou-se o Forum Matoinhense e foi ainda presidente da Assembleia Geral do Leixões Sport Clube. Chegou, também, quando da sua estada em Lisboa, vice-presidente da Direcção do Clube de Futebol Os Belenenses. Mesário da Santa Casa da Misericórdia de Matosinhos, teve a sua vida sempre ligada aos movimentos da Igreja Católica. Deixa viúva D. Maria Luisa Seabra pertencente a uma das famílias mais estimadas de Matosinhos.

A seus irmãos e a seus filhos deixamos um abraço de solidariedade e sentidos pêsames.

Quanto a nós, Domingos, um dia destes voltamos a não estar de acordo.

Por Joaquim Queirós

Publicado in http://matosinhoshumano.blogspot.com/

1 COMENTÁRIO

  1. Passado quase um ano do desaparecimento do insigne e distinto filho de Matosinhos Dr.Domingos José Galante creio que é hora de as entidades oficiais como a Câmara Municipal lhe fazerem uma justa homenagem publica a pessoa que para alem de saber toda a história da sua cidade natal foi protagonista activo da sociedade da mesma assim como ideólogo de várias iniciativas que contribuiram para o conhecimento a vários niveis da cidade de Matosinhos.Não nos podemos esquecer da fundação do Forum Matosinhense assim como os diverssos cargos publicos que ocupou antes e depois do 25 de abril de 74.Tambem existem hoje vários bustos em matosinhos de figuras ilustres da cidade propostos por ele a Câmara presidida na altura por Narciso de Miranda.Os artigos nos jornais regionais da cidade tambe foram importantes para o conhecimento da cultura e historia de Matosinhos.É bom que numca se esqueçam os filhos dilectos e distintos da Cidade que hoje ocupa um papel de destaque na geografia de Portugal em todos os sectores da sociedade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here