943
1
COMPARTILHAR
Inicio Obituário António Felic...

António Feliciano (1922-2010)

António Feliciano (1922-2010)

1
943

MORREU António Feliciano, antigo internacional português, ex-jogador do Belenenses e do FC Porto. Tinha 88 anos de idade. Como jogador, fez parte das Torres de Belém – defesa composta por ele, Vasco e Serafim -, e contribuiu para a conquista do único título de campeão nacional do Belenenses (em 1945/46). Ao serviço do FC Porto, onde permaneceu durante muitos anos, destacou-se como treinador e mais tarde coordenador nas camadas jovens.

Paz à sua alma.

Por José Correia in http://reflexaoportista.blogspot.com/

§

Não conheço em pormenor o seu percurso como jogador, não sou desse tempo, mas sei que foi Campeão pelo Belenenses, no único título conquistado pelo clube da Cruz de Cristo, onde ficou conhecido como uma das três torres de Belém, tendo sido internacional por várias vezes. Mas se do seu percurso como jogador, sei muito pouco, da sua carreira como treinador e treinador da formação do F.C.Porto já sei bastante mais.
Feliciano está intimamente ligado a vários títulos do futebol jovem portista e está, para além disso, ligado ao lançamento de alguns jogadores que fizeram história de Dragão ao peito, como por exemplo, Fernando Gomes ou Rodolfo Reis. Está a fazer um ano, no jantar de Natal do blog BiBó-PoRtO, que em conversa com Rodolfo Reis, recordavamos a sua sabedoria e a sua grande exigência para com os jovens, ao ponto de não admitir cabelos compridos e aqueles tiques de vedetismo, agora tão frequentes. Eram outros tempos, sem dúvida, mas ver meninos que se comportam como grandes estrelas, quando ainda não provaram nada, vem-me sempre à memória o Grande António Feliciano e a forma como ele lidava com esses pseudo craques.
Chegou a ser por um tempo, curto e em substituição do treinador principal, o responsável pelos séniores do F.C.Porto. Deixou-nos ontem, vai ser cremado e as suas cinzas vão ser espalhadas pelo Campo da Constituição, numa prova clara do seu amor pelo F.C.Porto.
À família enlutada, ao F.C.Porto e ao Belenenses, os mais sentidos pêsames.

Publicado in http://dragaodoente.blogspot.com/

§

Certo dia, após ter estado toda a manhã a jogar futebol na rua com outras crianças vizinhas, alguém bateu á porta de casa da minha avó. Era um senhor alto de cabelos brancos, a dizer que tinha estado atento aquele jogo de miúdos e a pedir autorização á minha avó, para me levar para treinar no FC Porto.

Esse senhor dava pelo nome de António Feliciano. Na altura era nosso vizinho, e era um homem respeitado por todos pela sua educação e saber estar. Acabei por não ficar muito tempo a treinar no clube do meu coração (na altura o juízo era pouco e a vontade de brincadeira era muita), mas jamais me esquecerei dos elogios e da simpatia deste grande senhor.

A nível futebolístico, António Feliciano ganhou a alcunha de torre de Belém, nos anos que passou ao serviço do Belenenses, onde se sagrou campeão nacional (único titulo na história do clube), vindo depois para o FC Porto onde iniciou o seu percurso marcante nas camadas jovens do clube.

È por isso com grande pesar que soube do falecimento desta pessoa marcante no percurso do nosso clube, e também por isso que não podia deixar passar a oportunidade de o homenagear publicamente.

Obrigado pela oportunidade que me concedeu Sr. António Feliciano, nunca me esquecerei, mas acima de tudo, obrigado por tudo o que deu ao clube do meu coração.

Descanse em paz.

Por Ricardo Santos Couto in http://oimensovoododragao.blogspot.com/

1 COMENTÁRIO

  1. Fez parte da minha vida, moldou-me a adolescencia a homem, grande condutor de homens, os meus agradecimentos por fazer parte do grande F.C.P. Contribuindo por o engrandecer.
    Obrigado Sr. Feliciano
    Fique em paz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here