522
0
COMPARTILHAR
Inicio Obituário Fernando Pern...

Fernando Pernes (1936-2010)

Fernando Pernes (1936-2010)

0
522

FERNANDO Pernes, que dedicou toda a sua vida ao ensino e à crítica de arte, foi o primeiro director artístico da Fundação de Serralves, entre 1987 e 1996. Grande divulgador da arte, foi um dos críticos e programadores de exposições mais atentos às novas gerações de artistas portugueses surgidas desde finais da década de 60.

Na sua formação artístico-cultural destacam-se as estadias em Paris e Itália onde, como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, estudou na Sorbonne com Pierre Francastel e posteriormente com Giulio Carlo Argan (Florença e Roma).

Iniciou a sua actividade de crítico de arte na revista Vida Mundial, continuando depois esta actividade em várias das mais prestigiadas revistas culturais portuguesas como O Tempo e o Modo ou Colóquio – Artes, editada pela Fundação Calouste Gulbenkian.

A sua vida e obra foram reconhecidas através da atribuição pelo Presidente da República Mário Soares da Comenda da Ordem de Mérito e também da Medalha de Ouro da Cidade do Porto pela Câmara Municipal do Porto.

A sua obra foi reconhecida através do Prémio de Crítica de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian.

Mais notícias ver  aqui.

in http://clubeliterariodoportofla.wordpress.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here