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S. Bento: World’s Most Beautiful Train Stations

S. Bento: World’s Most Beautiful Train Stations

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A ESTAÇÃO de São Bento, no Porto, foi considerada pela revista Travel + Leisure uma das mais belas do mundo. De acordo com a revista, «embora o exterior seja certamente bonito – lembra a arquitectura parisiense do século XIX, com o seu tecto de mansarda e a fachada de pedra – é o seu hall de entrada frontal que o vai fazer suspirar. As paredes estão cobertas com 20 mil azulejos em cerâmica, que levaram ao artista Jorge Colaço 11 anos a completar».

Publicado in http://oportocool.wordpress.com/

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Estação de S. Bento no Porto entre as “16 mais belas do mundo”

A estação de caminhos-de-ferro de São Bento, no Porto, foi referenciada pela edição da internet da revista norte-americana Travel+Leisure, como uma das “16 estações mais bonitas do mundo”, lista onde também figura a estação de Maputo, em Moçambique.

A revista de turismo e lazer, que afirma ter 4,8 milhões de leitores, destaca na estação de São Bento os painéis de azulejos da entrada: “Se o
exterior é certamente bonito — e traz-nos à memória a arquitetura parisiense do século XIX, com o seu telhado de mansarda e a frontaria de pedra, é o átrio principal que o fará engolir em seco. As paredes estão cobertas por 20.000 esplêndidos azulejos, que levaram 11 anos para o artista Jorge Colaço completar.”

A listagem inclui, entre outras, a neoclássica Gare du Nord, em Paris, os jardins interiores de Atocha, em Madrid, as modernas estações de Kanazawa, no Japão, e de Melbourne, na Austrália, o terminal Arte Nova do Expresso do Oriente, em Istambul, ou a belíssima estação neogótica de S. Pancras, em Londres.

A estação de Maputo, dos Caminhos-de-Ferro de Moçambique, é a única do continente africano a figurar na lista. O artigo da revista Travel+Leisure destaca os exteriores “verdejantes”, a “larga cúpula” e o trabalho intricado do aço que fazem do edifício “uma inesperada, mesmo que modesta, beleza”. A estação, construída entre 1913 e 1916, é erradamente referenciada como podendo ter sido desenhada por Gustave Eiffel, já que é dos arquitetos portugueses Alfredo Augusto Lisboa de Lima, Mário Veiga e Ferreira da Costa.

A gare de São Bento que se ergue no local onde se encontrava o mosteiro de São Bento da Avé Maria, e está classificada como Património da Humanidade, foi construída após se vencer a difícil tarefa de prolongar a linha que terminava em Campanhã, através dos túneis da Quinta da China, do Monte do Seminário e das Fontaínhas, que ficou concluído em 1896. O projeto da estação só viria ser aprovado em 1900, ano em que os reis D. Carlos e D. Amélia presidiram ao início das obras, que terminariam 16 anos depois.

O projeto de decoração da gare em azulejos de Jorge Colaço foi adjudicado em 1905 pela quantia de 22 mil réis, considerada muito elevada para a altura. Os painéis, assentados em 1915, representam cenas da história de Portugal, como Egas Moniz perante o rei de Leão,
o casamento de D. João I, a conquista de Ceuta, temas de etnografia do Minho e do Douro, figuras simbólicas e no friso superior é mesmo retratada a evolução dos transportes.

Publicado in http://www.ionline.pt/

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World’s Most Beautiful Train Stations

While the exterior is certainly beautiful—and brings to mind 19th-century Parisian architecture with its mansard roof and stone façade—it is the front hall that will make you gasp. The walls are covered with 20,000 splendid azulejo tin-glazed ceramic tiles, which took 11 years for artist Jorge Colaço to complete.

How to See It: Zero in on the blue and white tile panels, which depict the history of transportation as well as historic battles and artistic renderings of 14th-century King João I and Queen Philippa of Lancaster by the city’s cathedral.

Publicado in http://www.travelandleisure.com/

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