Correspondentes

Helder Pacheco

11 Junho 2017 Comentar

Raul Brandão falava na «penedia afiada de Carreiros, onde o mar escachoa». E Ramalho: «Defronte da casa que habito, em Carreiros, fica o paredão do quebra-mar.» E D. António da Costa: «que formosa que é a Foz (…), com o seu passeio de Carreiros.» 

§

No dia 12 deste Agosto sobressaltado, o Porto perdeu um ícone: a Adega S. Martinho. Não por inutilidade mas porque, simplesmente, as mudanças no tecido da cidade não se compadecem com os símbolos de uma tradição cujo sentido era diferente do nosso. 

§

Nos tempos homéricos da minha infância na Rua do Correio janelava-se. Janelava toda a gente do lado em que morava (do outro só havia escritórios), conjugando o verbo janelar, que significava «passar a vida à janela» – o que não era bem o caso. 

§

O Duque, curador das Alminhas da Ponte, já me tinha falado disto. Que as promessas de velas de cera tinham aumentado e nas vésperas dos jogos grandes do FCP lá ia muita gente acendê-las. 

§

Artesanalmente, por carta ou telefone, na rua, esquina, loja, exposição, etc., a minha rede social funciona. E traz notícias frescas, boas e más. Desta vez más. 

§

Muitos duvidam da capacidade do Burgo para absorver tanto turista. Que se descaracteriza, perde identidade, degrada-se. O fim do mundo. Que qualquer dia há mais estranhos que tripeiros nas ruas. 

§

Quem pode resistir à nostalgia? 

§

Grupo Recreativo e Desportivo de Aldoar 

§

Minha linda freguesia 

§

Quem acode às Festas 

§

Estou de acordo 

§

Entrar no Sá da Bandeira é regressar ao paraíso perdido da minha infância.

§

A Marca São João 

§

Ser Portuense 

§

O Regresso das dificuldades 

§

Hélder Pacheco: natural da Vitória, Porto. Professor de História Social e cultural do Porto, Quadro Técnico do Ministério da Educação (1960/1993). Investigador das culturas populares e escritor. Cronista do Jornal de Notícias e da Revista “Sítios e Memórias”. Autor de ensaios e estudos sobre Património Cultural editados em jornais e revistas de todo o país.

Sito in http://www.wook.pt

Deixe aqui o seu comentário!

Insira o seu comentário, ou trackback do seu próprio site. Pode também Subscreva estes comentários via RSS.

Correcção e Respeito por todas as opiniões.

Este site disponibiliza o Gravatar. Para criar o seu Gravatar faça o registo em Gravatar.